Canto do Inácio

Monday, June 15, 2009

FILME FUTURISTA SE APROXIMA DOS VELHOS FAROESTES
INÁCIO ARAUJO


Uma transferência de prisioneiro é questão central de "Fantasmas de Marte", ficção científica em que já se detectaram semelhanças com o faroeste "Rio Bravo - Onde Começa o Inferno", de Howard Hawks.

À parte o faroeste remeter ao passado e a ficção científica ao futuro, temos aí dois gêneros próximos, ambos construídos em torno da ocupação de espaços. No filme de John Carpenter trata-se de Marte, portanto daquela paisagem de uma aridez que poucos faroestes aspiraram representar. E estamos no ano dois mil cento e cacetada, quando, a rigor, qualquer coisa é viável.

Mas o mal-estar presente em cena nada tem de um futuro incerto. É do presente que se trata. E da ficção científica, Carpenter evolui -após agitar quase todos os gêneros cinematográficos existentes - para o terror.

Alguns continuam pensando no século 22 ou 23. Mas o seu terror é mesmo do presente.

(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 30 de outubro de 2006)

3 Comments:

  • Na época em que vi o filme fiquei intrigado com aqueles zumbis tribais, e não consegui pensar nessa relação com o western.

    Felizmente parece que o J.C vai voltar a filmar. O Diego podia colocar algum texto do inácio falando do they live.

    By Blogger sensei allegro, at 8:09 AM  

  • Olá Diego,

    Sou leitor do Canto do Inácio e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Canto do Inácio.

    Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Canto do Inácio.

    Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

    Um abraço,
    Marcos

    By Blogger Marcos, at 11:43 AM  

  • Diego, há textos do Inácio sobre Errol Morris ou Jean Rouch?
    Abraços!

    By Blogger Andre de P.Eduardo, at 10:59 AM  

Post a Comment

<< Home