TODOS TENTAM FAZER DO CINEMA UMA ESCOLA
INÁCIO ARAUJO
Segundo o chofer de táxi, os filmes com cenas violentas são os grandes responsáveis pela violência e pelo tráfico de drogas, pois, embora a maior parte dos bandidos nunca tenha entrado num cinema nem para traficar, eles vêem os filmes na televisão.
Ele diz isso com muita segurança, como é freqüente na categoria, mas não é impossível que esteja certo. Desde D.W. Griffith - seguido pelos alemães, pelos soviéticos etc. - todo mundo tenta fazer do cinema uma escola. Não foi por acaso que Mussolini disse que "o cinema é a arma mais forte".
A música também é uma arma (Hitler sabia). Não por acaso, Villa-Lobos esteve na linha de frente da propaganda do Estado Novo nos anos 40 do século passado. Regeu um coral de meter medo em são Januário.
A cena consta de "Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão". Não ensina a matar, é certo, mas será que os exemplos edificantes não podem também conter sugestões perigosas?
(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 03 de março de 2008)
INÁCIO ARAUJO
Segundo o chofer de táxi, os filmes com cenas violentas são os grandes responsáveis pela violência e pelo tráfico de drogas, pois, embora a maior parte dos bandidos nunca tenha entrado num cinema nem para traficar, eles vêem os filmes na televisão.
Ele diz isso com muita segurança, como é freqüente na categoria, mas não é impossível que esteja certo. Desde D.W. Griffith - seguido pelos alemães, pelos soviéticos etc. - todo mundo tenta fazer do cinema uma escola. Não foi por acaso que Mussolini disse que "o cinema é a arma mais forte".
A música também é uma arma (Hitler sabia). Não por acaso, Villa-Lobos esteve na linha de frente da propaganda do Estado Novo nos anos 40 do século passado. Regeu um coral de meter medo em são Januário.
A cena consta de "Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão". Não ensina a matar, é certo, mas será que os exemplos edificantes não podem também conter sugestões perigosas?
(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 03 de março de 2008)
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