Canto do Inácio

Monday, March 09, 2009

VIDA INSOSSA DE PERSONAGEM COINCIDE COM VAZIO DO LONGA DE DENYS ARCAND
INÁCIO ARAUJO


Passados os momentos mais explosivos de "A Queda do Império Americano" e "As Invasões Bárbaras", eis que Denys Arcand se encontra num momento de maior introspecção: o Jean-Marc de "A Era da Inocência" é um homem diante de seu vazio.

Uma pequena digressão sobre o título: não existe um motivo, nem mesmo remoto, para que o filme tenha ganho o esdrúxulo nome de "A Era da Inocência", quando o original, com toda clareza, proclama-se "a era das trevas" - no que ao menos tem maior coerência com o trabalho do diretor canadense.

O certo é que Jean-Marc está diante de seu vazio. Ele trabalha longe de casa numa agência governamental que no papel existe para ajudar as pessoas e na prática não faz nada por elas. A casa ele partilha com uma mulher chatíssima e duas filhas que não lhe dão a menor bola.

Para compensar a vida sem graça, Jean-Marc tem fantasias com mulheres (incluindo a bela Diane Kruger). No começo elas lhe propiciam o amor e a conversa que não tem em casa.

Com o tempo, até as fantasias se dão conta de que Jean-Marc não é o homem reduzido pela vida a experiências limitadas e desanimadoras. Ele é, antes de tudo, um chato de galocha.

No momento de mostrar o vazio de um homem, e não seres que se pavoneiam todo o tempo por serem quem são, Arcand produz um efeito curioso, embora não animador: a coincidência perfeita entre o vazio de seu personagem e o vazio do seu filme.

(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 29 de fevereiro de 2008)

4 Comments:

  • Nunca fui com a superficialidade de Declínio nem das Invasões - um apanhado de diálogos frouxos, colados com clichês e clima de final triste. No cinema, quando vi Invasões o público aplaudiu a piadinha com o Godard. Podemos medir as coisas por aí...

    Muito legal a iniciativa de continuar com os comentários do Inácio neste blog, e aceitando as sugestões dos leitores. O Inácio é um ótimo manancial.

    By Blogger Andre de P.Eduardo, at 7:01 PM  

  • Muito legal mesmo o Diego persi stir com o Canto do INACIO.Alem dos dos toques do Mestre,é bom continuar vendo o debate inteligente de pessoas como o Allegro e o André.

    By Blogger jose, at 5:03 AM  

  • Diego, gostaria de ver alguma coisa do Inácio sobre Tarkovski (se tiver disponível, claro). Fica uma sugestão. Abraços!

    By Blogger Andre de P.Eduardo, at 9:05 PM  

  • Realmente é legal manter os dois.


    Uma sugestão de post, é pegar os dois textos recentes sobre o Tropa de Elite. Maravilhosos!

    By Blogger Leonardo Bomfim, at 2:14 AM  

Post a Comment

<< Home