Canto do Inácio

Friday, July 24, 2009

"COLATERAL" OFERTA AO PÚBLICO UMA VIAGEM DIVERTIDA
INÁCIO ARAUJO

Amigos vivem tentando me convencer da genialidade de Michael Mann. Pode ser, não descarto. Mas devo admitir que não a compreendo, ao menos até agora. Isso não me impede de ver em "Colateral" um dos filmes americanos mais divertidos dos últimos anos.

O que temos lá? Uma viagem em que desconhecemos os objetivos, mais ou menos como o chofer de táxi (Jamie Fox) contratado por Tom Cruise. Este último é um matador com agenda cheia: vai de um ponto a outro para executar sua tarefa.

A diversão vem em grande parte de nossa ignorância: o que acontece, de fato? E por que acontece? Não sabemos, ou sabemos tão pouco quanto o taxista.

E será que o próprio matador sabe muito? Nossas vidas talvez sejam isso mesmo: pura alienação, como a deles, um deslocamento, uma vida colateral à vida. Não importa. Importa embarcar, viajar, ver no que as coisas vão dar. Aliás, talvez não haja alternativa.

(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 21 de março de 2003)

4 Comments:

  • Fica também a dica para este post, Mann em Discussão: http://cantodoinacio.blogspot.com/2007_01_01_archive.html

    By Blogger Diego Assunção, at 8:54 AM  

  • Diego,nesse tempos enlouquecedores,iria bem o Inacio esclarecendo Glauber.

    By Blogger jose, at 11:37 AM  

  • Frase do Inacio na discussão sobre Inimigos Publicos no Cinema de boca em boca:"Quem não gosta de uma boa sessão da tarde não sabe o que é cinema".Genial.

    By Blogger jose, at 8:47 AM  

  • Diego,por favor,uma serie com Sergio Leone

    By Blogger jose, at 8:56 AM  

Post a Comment

<< Home