Canto do Inácio

Saturday, December 19, 2009

TÉCNICA TRIUNFA EM "EXTERMINADOR 2"
INÁCIO ARAUJO DA REDAÇÃO

Em "O Exterminador do Futuro 2" está em jogo mais ou menos a mesma coisa que no filme de 1984. Para quem não lembra, naquele filme o mundo do futuro é dominado por robôs.

A única chance de salvação dos humanos está em um líder que, no momento em que se passa o filme, ainda está por nascer. Assim, o robô Arnold Schwarzenegger vem do futuro para matar a mãe.

Ele não conseguia. Neste segundo filme, passado alguns anos depois, os humanos do futuro roubam um robô obsoleto -modelo Arnold- e o enviam ao presente com a missão de proteger o futuro salvador da espécie (que agora já nasceu e é um menino). Mas existem robôs mais avançados, e um deles é destacado para combater o robô Arnold e matar o menino.

Existe aí, outra vez, uma fantasia alucinada e significativa: a hipótese do fim da espécie por conta do desenvolvimento tecnológico, a existência de um salvador na tradição messiânica de Moisés e Jesus Cristo. Coloca-se em jogo a tensão entre o homem e a técnica.

O filme de James Cameron não é bobo, e conta com um magnífico arsenal de efeitos especiais, que atribuem à situação um realismo assombroso. Mas é esse realismo que impede a adesão total ao filme. O robô do mal é tão desenvolvido -em todos os sentidos- que três quartos do filme beiram a monotonia.

Sabemos que os robôs se enfrentarão o tempo todo, e que o inimigo é virtualmente indestrutível. Todo o interesse do filme acaba um pouco limitado, assim, pelas trucagens. A fábula -em si muito boa- é afetada pela necessidade de o filme nos assombrar o tempo todo com novos e formidáveis efeitos. É uma insidiosa vitória da técnica sobre o homem, numa história que pretende mostrar, afinal, a vitória do homem sobre a técnica.

(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 18 de dezembro de 1995)

4 Comments:

  • Viva a volta do Canto do Inacio:Um cara que não subestima o superficial como em Avatar.

    By Blogger jose, at 5:36 AM  

  • Beleza, Diego. graças a leitores megachatos (como eu hehe) o espaço volta e com ótimos textos.
    Aliás, este é uma bela visão, sem preconceitos simplistas, do Terminator. Cameron nunca fui bobo; aliás, tenho ouvido muito comentário sobre a pretensa tolice de Avatar,que ainda não vi - coisas como "forçado", "imperialista", "reaça", videogame", "tonto". Sei lá, não vi. Mas isso cheira um pouco o que se falou de Tropas Estelares, "fascista", "reacionário" etc.
    E talvez seja ruim mesmo, porque todo mundo erra - em geral, porém, Cameron é muito consciente. Um abraço!!!

    By Blogger Andre de P.Eduardo, at 4:43 AM  

  • Avatar não tem nada de reacionário, muitíssimo pelo contrário(talvez até demais).

    By Blogger Unknown, at 10:37 AM  

  • Olá Pessoal do Canto do Inácio, tudo bem? Adorei teu blog!

    Sou colaborador do site cinedica.com.br e gostaríamos de comentar que no dia 17 de janeiro, as 22 horas, iremos agitar um bate papo em nosso site em função da cerimônia do globo de ouro e gostaríamos muito de contar com a presença de vocês e de seus usuários.
    Nosso site é feito por amantes e para amantes da sétima arte. Somos contra a pirataria e amamos falar sobre cinema.
    Dia 17 é um dia especial pois a cerimônia será mostrada ao vivo via canal TNT e não existe um lugar onde quem curte essa premiação possa debater via mensagens, os acontecimentos, ao vivo, que se seguem.
    Gostaríamos de saber se você pode nos ajudar com a divulgação desta nossa iniciativa.
    Nós rodamos a internet para encontrar sites interessantes e que fazem parte de nossa filosofia.
    Você pode conhecer um pouco desta idéia pelo link: http://www.cinedica.com.br/filmes/cinefest.php
    Desde já agradecemos e aguardamos uma resposta.

    Atenciosamente, equipe CineDica.

    rp@cinedica.com.br

    By Blogger Raphael Camacho, at 1:55 PM  

Post a Comment

<< Home