Canto do Inácio

Tuesday, October 24, 2006

Em que lugar estaremos daqui a 150 anos?
INÁCIO ARAUJO

A esta altura, todos sabemos o que "Gangues de Nova York" nos mostra. O que não significa que estejam esgotados os seus significados.
A quem se queixa da excessiva violência do filme de Martin Scorsese, só posso dizer uma coisa: ela não é nada perto da que existe no livro de Herbert Asbury, no qual o diretor se inspirou e que, com toda justiça, acabou mencionado na "História Universal da Infâmia", de Jorge Luis Borges.
Os fatos se deram há aproximadamente um século e meio. No entanto, Nova York e os EUA construíram, nesse ínfimo tempo, uma civilização. Violenta e perversa, não raro, mas civilização.
Não há dúvida de que essa é uma angústia do Brasil contemporâneo. O estado de anomia a que se chegou pode ser verificado de uma maneira singela: os cones nas calçadas paulistanas, privatizadas por síndicos de condomínio, donos de lavanderia, ou simplesmente por qualquer um que disponha de um cone. Todos sabem que a calçada é pública, mas desenvolveram a estranha idéia de que o público, pertencendo a todos, não pertence a ninguém, portanto é passível de ser privatizada -porque a lei sempre deve existir, mas não para nós.
O exemplo é singelo. Poderíamos nos deter na mais formidável novidade de segurança que se dissemina: o arame farpado eletrificado. Depois dos muros, das grades de ferro, dos chiqueirinhos, essa é a nova tentativa de criar um mundo perfeitamente vedado às "invasões bárbaras".
Em alguma parte, Borges nos lembra -como o fazia André Breton- que a realidade de um lado e do outro da cela é a mesma. O prisioneiro e o carcereiro, o condenado e o carrasco são no fundo a mesma pessoa, partilham as mesmas experiências. O que teremos daqui a 150 anos? Uma fantástica prisão gigante para os excluídos ou uma civilização? Essa pergunta quem nos faz é "Gangues de Nova York".

1 Comments:

  • Caro Inácio Araújo,

    Estou lançando um blog dedicado aos cinemas da Ásia e gostaria de convidar todos a conhecê-lo:

    http://cinemasasiaticos.blogspot.com/

    Valeu!

    By Blogger Mauricio_Cine, at 4:05 PM  

Post a Comment

<< Home