Canto do Inácio

Monday, November 19, 2007

LONGA CONFIRMA IRMÃOS FARRELLY NA VANGUARDA DE HOLLYWOOD
INÁCIO ARAUJO

Há o olhar e a cena. No livro de Ismail Xavier, "O Olhar e a Cena", há uma figura para a qual chama a atenção, que é a ironia. Apanágio hitchcockiano, maneira de estar dentro e fora do sistema (industrial, clássico). Pensemos, hoje, nos irmãos Farrelly, diretores de "Ligado em Você".

No filme eles tratam dos gêmeos siameses Bob e Walt. Tudo começa, portanto, de acordo com o figurino "farrellysta", cuja farra consiste em misturar o plausível e o impossível, alternar mau gosto e inventividade. Mas gêmeos siameses não seriam monstros - os "freaks" que um dia o filme de Todd Browning evocou? Não estes dois. Eles vivem como heróis esportivos em sua pequena cidade, trabalham com hambúrgueres, empregam um retardado mental etc. Há algo de doentiamente positivo nesse mundo de correção política impecável. Nele tudo é hollywoodiano demais.

Em "Ligado em Você" há um descompasso entre o olhar e a cena: a cena de horror (os "freaks" siameses) como que se derrete para se converter em cena cômica.

Mas o olhar retém algo do horror enunciado originalmente. Não nos acomodamos à comédia; o próprio filme nos impede de fazê-lo. O mal-estar que provoca está entre a comédia e o drama (ou horror). Ou: a comédia dos Farrelly é, de certo modo, o drama (ou horror) mais a ironia.

Os Farrelly estão em Hollywood e não o negam, mas também não se rendem a Hollywood, a seus clichês, a sua hipocrisia "bom-moço". Por isso constituem hoje, por excelência, a vanguarda de Hollywood.

(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 05 de março de 2004)

6 Comments:

  • Olá Inácio,

    vi o último dos Farrelly, "Antes só que mal casado", e vejo ali mais uma agilidade de diálogos e honestidade nas atuações que propriamente a irreverência das imagens que marcam os filmes anteriores da dupla. O problema estaria no roteiro??

    Abraços,
    Carlos

    By Anonymous Anonymous, at 7:19 AM  

  • Só conheço um filme deles: "Quem vai ficar com Mary?". Acho simplesmente uma das melhores comédias que já vi. Acho que resgata bem aquele espírito "screwball". Fora a deliciosa incorreção política.

    By Anonymous Anonymous, at 8:07 AM  

  • mestre Inácio

    Sobre teu texto "o debateII" creio que o que aprendi contigo não é gostar ou não gostar, mas colocar o filme em crise, para que com isso se utilize das ferramentas adquiridas para apurar o filme dentro dos parametros que aprendemos a construir para apreciar um bom ou mal filme!

    Pena que não gostou do Rodriguez....acho este tipo de cinema sem limite muito próximo do que gosto e gostaria de fazer!

    By Anonymous Anonymous, at 2:08 PM  

  • Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

    By Anonymous Anonymous, at 5:49 PM  

  • Socorro, propaganda de provedor até aqui!

    By Anonymous Anonymous, at 7:36 AM  

  • Vale ver tudo dos Farrely, Mario.

    By Anonymous Anonymous, at 2:53 PM  

Post a Comment

<< Home