Canto do Inácio

Tuesday, October 23, 2007

IV
INÁCIO ARAUJO

Filmes fracos aos montes.

Piaf é pífio, como se podia prever. Mas tem uma coisa que deveria ser aproveitada por quem fez “2 Filhos de Francisco”: embora a música dela seja objeto de “revival”, portanto esquecida há tempos, e seja bem mais rica que a dos irmãos Camargo, não se abusa dela, não se permite que o espectador saia enjoado do cinema.

“Morte no Funeral”:

Vi depois de ver o David Lynch. Então é natural que pareça um filme que peca pela falta de pretensão. Mas Frank Oz é sempre bom. O filme começa como quem não quer nada, comédia de boulevard à inglesa, mas depois vai engrossando. É uma comédia em que se ri pra caramba.

4 Comments:

  • Inácio, li na crítica do JGCouto ontem que você acha o Techine ótimo quando ele tem assunto. Você foi ver o As Testunhas? Achei maravilhoso. Se eu não tivesse visto o "A Questão Humana", seria o melhor francês na mostra desse ano, na minha opinião.

    By Blogger Wolf, at 6:18 AM  

  • Morte no Funeral é ótimo. Fazia tempo que não gargalhava tanto no cinema. Piaf foi até melhor do que eu esperava, sobretudo quando o diretor silencia o microfone numa das primeiras grandes apresentações.

    By Blogger Lorde David, at 8:39 AM  

  • Olá Inácio,

    tudo bem? Continue postando suas impressões sobre os filmes em cartaz, especialmente os da Mostra. Fazem muita falta aqui, neste espaço!!!

    Queria compartilhar algumas das minhas impressões com você e os leitores:

    1. "As Testemunhas": ótimo na primeira metade -- flui agradavelmente bem, apresenta muito os personagens de modo preciso, e os enreda de maneira natural, sem forçações de roteiro. Da segunda metade em diante, no entanto, a coisa dá uma leve "desandada", especialmente no que se refere ao casal (hetero) e a chegada de um último personagem. Mas a trama se sustenta bem até o final. Um bom Techiné, e excelentes atuações, principalmente de Michel Blanc.

    2. Gostei bastante também de três filmes da Mostra que são bastante distintos entre si: "Vocês, os vivos" (engraçado e patético em toda a sua humanidade), "A Entrevista" (inteligente e enxuto) e "A Ilha" (profundo sem nem parecer tanto...).

    3. "A Questão Humana": filme difícil, exigente, rigoroso. Mas com uma "mensagem" que vale a pena esperar até se revelar por inteiro. Impactante! Aquelas palavras finais, então, continuam ressoando...(Ah, e, realmente, Inácio, Michael Lonsdale está notável, em sua pequena participação!).

    4. "Morte no Funeral". Corre o risco de virar um pequeno cult, não? É engraçado à beça!!!

    Abraços,
    Carlos Lopes

    By Anonymous Anonymous, at 2:46 PM  

  • Sobre Paulu Autran no cinema: e "O País dos Tenentes", do João Batista Andrade (falo de BH, ele ainda é Secretário Municipal de Cultura?)? Acho que ele está extraordinário no filme.

    By Anonymous Anonymous, at 4:28 AM  

Post a Comment

<< Home