DILLINGER - O INIMIGO PÚBLICO Nº. 1
INÁCIO ARAUJO
John Milius é, como John Ford, um cineasta do mito. Mas o mito de Ford era, essencialmente, o da formação da América. O de Milius é, por assim, o mito do mito, o mito da qualidade mitológica de certas coisas. No caso, é o enfrentamento entre John Dillinger, assaltante de bancos por vocação, e Melvin Purvis, nome célebre do FBI. Para Milius não há, no caso, heróis ou vilões: é o enfrentamento que os torna semideuses. A mise-en-scène é inventiva e existe um frescor em cada cena.
(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 14 de maio de 2006)
INÁCIO ARAUJO
John Milius é, como John Ford, um cineasta do mito. Mas o mito de Ford era, essencialmente, o da formação da América. O de Milius é, por assim, o mito do mito, o mito da qualidade mitológica de certas coisas. No caso, é o enfrentamento entre John Dillinger, assaltante de bancos por vocação, e Melvin Purvis, nome célebre do FBI. Para Milius não há, no caso, heróis ou vilões: é o enfrentamento que os torna semideuses. A mise-en-scène é inventiva e existe um frescor em cada cena.
(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 14 de maio de 2006)
4 Comments:
mal posso esperar para saber o que o inácio achou do 'tropa de elite'...
By Anonymous, at 12:38 PM
Dafne, não sei se o Inácio viu o "Tropa de Elite", mas na Folha de S. Paulo não foi publicada nenhuma crítica dele sobre o filme.
By Anonymous, at 12:45 PM
Continuo na expectativa pelos textos sobre o Elefante,o Aviador e a Vila,Diego.
By Anonymous, at 1:36 PM
Continuo na expectativa pelos textos sobre o Elefante,o Aviador e a Vila,Diego.
By Anonymous, at 1:36 PM
Post a Comment
<< Home