Canto do Inácio

Tuesday, September 11, 2007

TRÊS FILMES BRASILEIROS
INÁCIO ARAUJO

Primeiro foram as dores nas costas. Depois, uma gripe seguida de ataque de sinusite. Enfim, nenhuma disposição para escrever além de tudo que tenho de escrever.

Com isso, ficaram para trás alguns filmes brasileiros significativos.

Tentando recuperá-los rapidamente.

SANEAMENTO BÁSICO

O título é uma merda. O filme, cem vezes melhor.

Me parece que o Jorge Furtado é um desses caras de quem vamos admirar mais a obra do que cada filme em particular.

Seu cinema narrativo não é nada ingênuo, é bem moderno. Talvez um dos raros modernos no Brasil, quer dizer, que não fazem aquele cinema de 1940.

Teria um diálogo melhor com o público se houvesse confiança entre o público e o cinema. O fato é que ele confia no público. Merecia que o público confiasse nele também.

Parece que não foi bem de bilheteria. E alguém vai? Até algum tempo atrás era um suplício entrar no cinema no fim de semana. Agora já não está sendo. Pelo menos para mim.

SANTIAGO

Belo documentário, este do João Moreira Salles.

PEDRA DO REINO

Havia alguma coisa morta no "Lavoura Arcaica", que no entanto era um filme muito bonito.

Este "A Pedra do Reino", à parte ser um equívoco histórico, é pernóstico como TV e inútil como cinema. Noves fora, é tudo campo/contracampo.

Acho que o LFC devia aproveitar o duplo fracasso (cinema e TV) para repensar um pouco as coisas, porque talentoso ele é.

4 Comments:

  • Inácio, o filme do Furtado começou mal na bilheteria, mas logo se recuperou e está indo bastante bem, na verdade.

    Agora, o seu comentário vai causar vários sustos. Dentro do circuito da turminha cinéfila, o filme está sendo apedrejado - e com razão, eu opinaria, porque acho ele bem preguiçoso, careta, metido a esperto... Enfim, tudo que previram de ruim para o Furtado e o pior que eu esperaria dele.

    Mas tanto o sucesso do filme junto ao público quando este seu comentário já fazem a gente ter menos certezas do que antes.

    By Anonymous Anonymous, at 8:12 AM  

  • Quanto ao LFC, por favor, alguém tem que desmascarar a grande fraude "cinematográfica" que é Lavoura arcaica! Vc tem algum artigo nesse sentido?

    By Anonymous Anonymous, at 4:52 PM  

  • Pq fraude? Vi o filme e o achei muito bom. Uma belíssima adaptação de um texto denso e difícil do Raduan Nassar. Não creio que ele tenha feito o filme pra ofender alguém.Abraço!

    By Anonymous Anonymous, at 6:53 PM  

  • Ronnie, procure no arquivo da Contracampo deve ter uns dis artigos falando mal do Lavoura Arcaica

    By Anonymous Anonymous, at 7:49 PM  

Post a Comment

<< Home