Canto do Inácio

Friday, August 17, 2007

CONPRESP
INÁCIO ARAUJO

Para quem não sabe, a sigla acima designa o conselho do patrimônio histórico municipal de São Paulo, que é o principal órgão de preservação por aqui, inclusive porque o Condephaat não faz mais ou menos nada há um tempão.

Bem, os vereadores da cidade estão tentando emplacar um projeto que aumenta o número de conselheiros de 9 para 14. Essas cinco cadeiras a mais iriam para... os vereadores de S.Paulo.

Eles ficariam com seis representantes sobre 14. Assim, se eles decidirem em bloco não comparecer a uma reunião do conselho, não haverá quorum.

Segunda parte do projeto:
Eles pretendem reduzir para 180 dias o prazo para estudo e resolução de tombamento.
Caso o imóvel não seja tombado nesse tempo, o proprietário pode derrubá-lo à vontade.

Isso é o que eu li na Folha há alguns dias.

Se for verdade, o teor de irresponsabilidade e de abertura para toda espécie de arranjos escusos é assustador, sobretudo vindo de uma Câmara de Vereadores que tem em seu passado recente uma série de escândalos.

Órgãos como Conpresp sofrem muita pressão. Daí a presença de vários representantes da dita sociedade civil, a heterogeneidade de sua composição, etc. Ora, um projeto dessa natureza eu não digo que vai arruinar visualmente a cidade, que já é bem arruinada, mas vai colaborar para que, ainda mais, ela se torne desfigurável, para que exclua a memória e a torne muito mais árida, menos habitável e, o que vem junto, mais sujeita a negócios escusos.

1 Comments:

  • Inácio,

    Deixei um outro comentário sobre Lynch no post abaixo...Gostaria de saber o que já foi estudado sobre o artista, ou o que o filósofo que vc mencionou disse...

    By Anonymous Anonymous, at 10:25 PM  

Post a Comment

<< Home