Canto do Inácio

Friday, August 10, 2007

CINECLUBE EQUIPE
INÁCIO ARAUJO

Quem for ou estiver em S. Paulo: vale a pena conhecer o Cineclube Equipe.

Mesmo quando se conhecem os filmes, os debates são no muito legais, o lugar é simpático.

Sei de poucos colégios que hoje têm esse tipo de prática (a Escola da Vila tem também).

Abaixo, as fichas completas, de filmes e debatedores.

Acho que ficou faltando o endereço, mas deve ter no site.

Em todo caso, fica bem perto daquele viaduto que dá acesso à av. Rebouças, vindo da Cidade Universitária ou Butantã.

É atrás do Jóquei e bem perto daquela Tok & Stock, que é aquela loja de móveis bonitos, caros e pouquíssimo resistentes.

...

O Cineclube Equipe do Instituto Equipe Cultura e Cidadania, após intervalo de férias, tem o prazer de convidar a todos para a primeira sessão do semestre, Neo-Realismo Italiano, no sábado, dia 18 de agosto de 2007, no auditório do Colégio Equipe. Na sessão, além da exibição de Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica, e de debate com participação de Mauricio Hirata e Ilana Feldman, serão disponibilizados livros para consulta e murais informativos sobre o tema. Ao final, sorteio de livro.

Maurício Hirata desenvolve trabalhos em cinema/audiovisual, fotografia e design gráfico. É autor da dissertação A imagem Digital e o Cinema de Ficção Contemporâneo: duas possibilidades estéticas a partir do Dogma 95 pela ECA/USP e, atualmente, é Coordenador Executivo do Programa DOCTV.

Ilana Feldman é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Imagem da Universidade Federal Fluminense, onde desenvolveu a pesquisa Paradoxos do visível: reality shows, estética e biopolítica. É redatora da revista eletrônica Cinética (http://www.revistacinetica.com.br ) e colaboradora da Trópico ( http://p.php.uol.com.br/tropico).

Mais cedo, no mesmo dia, às 11h, o Cineclubinho Equipe exibirá Os Muppets conquistam Nova York (1984) de Frank Oz. Após a projeção, será realizado sorteio de livro e oficina de fantoches de meia. Haverá estoque de meias, mas pedimos aos pais que puderem que levem meias antigas de casa. (Ingresso: R$2,00)

Em 2007, o Cineclube apresenta o Panorama Estórias do Cinema, uma tentativa de reconstruir e redescobrir nosso olhar para as imagens em movimento. Adotamos a linha cronológica como guia para (re) vermos o antigo como se fosse a primeira vez, buscando, sempre, compreender a nós mesmos e a nossa sociedade. Estórias, porque não são todas, são algumas das que nos interessam, entendidas em seus contextos específicos. Não pretendemos esgotar nenhum tema. Queremos, sim, abrir mais janelas para que as discussões se estendam para fora de nosso espaço e sejamos capazes de criar novas relações, talvez escondidas atrás do que parece já conhecido e acabado.


13h30 - Murais e livros informativos sobre o tema da sessão a disposição para leitura, exposição de fotografias produzidas pelo grupo do Cineclube a partir do estudo do movimento neo-realista, venda de bottoms e bombonière, ao som de bandas de alunos do Colégio Equipe no hall de entrada;
16h - Exibição de Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica;
17h50 - Intervalo;
17h50 - Debate com Maurício Hirata e Ilana Feldman, seguido de sorteio de livro.
O valor do ingresso é de R$4,00.

A programação do Panorama Estórias do Cinema continua em setembro com a Nouvelle Vague.

Para mais informações, visite o nosso site: http://www.cineclubeequipe.blogger.com.br
Núcleo de Cultura do Instituto Equipe Cultura e Cidadania

2 Comments:

  • inácio, bela dica, vou conhecer o cineclube equipe. e olha que ontem você me falou sobre estar em ambientes de discussões sobre cinema...

    By Anonymous Anonymous, at 7:33 AM  

  • Obrigado pela força!

    By Anonymous Anonymous, at 5:16 PM  

Post a Comment

<< Home