Canto do Inácio

Wednesday, April 16, 2008

ENIGMAS DE ANTONIONI REVELAM MODO DE CRIAÇÃO
INÁCIO ARAUJO

Michelangelo Antonioni é de Ferrara, na Itália. E, em Ferrara, a neblina é uma presença constante. Mais até que uma presença, um conceito. Não por acaso, é lá que se dá uma cena-chave deste filme.

Niccolo, diretor de cinema, se impacienta com a neblina e acelera o carro, para desespero da namorada, Mavi. Depois, ele pára. Mavi deixa o carro e some. Niccolo vai atrás. Um some para o outro. Por fim eles se encontram, mas o tom está dado.

É preciso dizer que em Antonioni não há tédio. Ao contrário, tudo aqui é mistério. Antes mesmo que vejamos o início do namoro de Mavi e Niccolo, um homem vem e ameaça Niccolo.

Quem é ele? A mando de quem ameaça? Eis o primeiro mistério. O segundo diz respeito a Mavi: a garota rica que se envolve com o cineasta e some.

Enquanto nos perguntamos sobre ela, acompanhamos sua relação erótica com Niccolo. Sim, porque este é, ainda, um filme de sexo, às claras, sem pudor.

As brumas da estrada como que encerram um filme para iniciar outro. E, neste, Niccolo se relaciona com uma atriz de teatro, Ida. Para que se relacionem é preciso, na verdade, que Ida o ajude na busca de Mavi.

Sim, quem disser que isso lembra Hitchcock está certo. Tão certo que, a horas tantas, "Identificação" nos contemplará com uma escadaria linda, como a de "Um Corpo que Cai".

Se as relações de Ida e Niccolo serão também balizadas por acasos que parecem irrisórios, mas se mostram absolutos, há um outro e não desprezível aspecto: Niccolo é um diretor em busca de uma história. Para tanto, precisa de um rosto. E por isso empenha-se em desvendar o enigma que cerca suas relações com Mavi: é como buscar a solução para um roteiro.

Não importa se, com Ida, novos enigmas apareçam, novos temores. Ou, por outra, importa: enquanto vemos este lindo filme, Antonioni nos mostra ao mesmo tempo o processo de sua criação. Porque para ele o enigma da vida e o enigma da arte são, a rigor, um só.

(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 13 de abril de 2008)

1 Comments:

Post a Comment

<< Home