Canto do Inácio

Monday, March 30, 2009

SEM INIMIGOS À ALTURA, HERÓI TEM VAIDADE BEM EXPLORADA EM FILME
INÁCIO ARAUJO


Como os bons jogadores de futebol, também os super-heróis precisam saber parar na hora certa. Esse é o dilema que se apresenta para o Homem-Aranha: aposentar-se agora, no auge e com dignidade, ou continuar e tornar-se um caça-níquel - destino que vitimou, por exemplo, o Batman.

Se essa questão surge de forma escancarada, é porque já está inscrita em "Homem-Aranha 3" e porque desde o início o herói abdica de algumas de suas principais características: a preservação da identidade (agora Mary Jane já sabe quem Peter Parker é) e a ausência de reconhecimento público.

Os roteiristas souberam trabalhar muito bem essas transformações. Neste episódio, o Homem-Aranha voa entre os edifícios aplaudido por todos e inchado de vaidade. Ao mesmo tempo, Peter Parker pensa em propor casamento a Mary Jane.

Sua tia o alerta: casar é saber pôr a mulher em primeiro lugar. No caso, a observação faz todo sentido: em crise narcisista, o Homem-Aranha se põe à frente da mulher sem se dar conta de que a sufoca. Está colocada a questão central do filme: desta vez, o grande inimigo do Homem-Aranha será o Homem-Aranha.

Três vilões

Seus outros adversários estão longe de representar o perigo que vimos nos episódios anteriores. O primeiro deles, o novo Duende Verde, é ninguém menos que seu amigão Harry. O segundo, Flint Marko, ou Homem-Areia, é antes de tudo um azarado, um sentimental apaixonado pela filhinha. O terceiro, Venom, apenas um ladrãozinho de fotos com mania de grandeza.

Se partirmos da premissa hitchcockiana de que quanto mais bem-sucedido o vilão mais bem-sucedido o filme, então o novo "Homem-Aranha" é o menos interessante da série: quem tem três inimigos num filme só não tem nenhum.

Mas, se lembrarmos de que o aspecto mais interessante do herói sempre foram seus conflitos interiores, este episódio ainda consegue dar uma virada significativa, ao promover o amadurecimento do herói.

Plasticamente, essa situação é desenvolvida a partir de uma substância que adere, inicialmente, à moto de Peter Parker. Depois, apossa-se dele e lhe proporciona grande prazer. É assim que se manifestará seu "lado negro", do qual vaidade e individualismo não estão excluídos. O Homem-Aranha será vitimado, enfim, pela sociedade do espetáculo.

Essas transformações, ainda que salutares, apontam já para o crepúsculo do herói. Um homem, fosse ele o Homem-Aranha, que enfrenta a si mesmo e sobrevive a esse enfrentamento, está pronto para a aposentadoria, pois o pior já passou. Para prosseguir com a mesma força, daqui por diante, será preciso que os roteiristas dêem nó em pingo d'água. Mas em Hollywood dar nó em pingo d'água não é coisa impossível.

(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 03 de maio de 2007)

8 Comments:

  • seria a síndrome do terceiro filme? algo do tipo "vou colocar todos os elementos que conseguir pois não haverá um quarto"? foi o que aconteceu com x-men, em parte, pois não podemos perdoar aquele diretor chinfrim.

    By Anonymous Anonymous, at 7:01 AM  

  • Muito grato,Diego.

    By Blogger jose, at 8:31 AM  

  • Não sei qual é pecado do Brett.Ele conseguiu trazer do Singer a decupagem claro-escuro de ficção cientifica e a solidez conceitual quase literaria de personagens como o Wolverine e a Vampira.E até, arrisco dizer,se saiu melhor na fusão de roteiro triplo do que o posterior e festejado,com certa razão, Nolan no Batman.

    By Blogger jose, at 8:09 PM  

  • não consegui assistir o spirit do frank miller. é tão ruim assim?

    By Blogger sensei allegro, at 5:22 AM  

  • É.

    By Blogger Andre de P.Eduardo, at 7:16 AM  

  • vixe.

    By Blogger sensei allegro, at 7:54 AM  

  • Legal demais a série do Aranha, Diego. Aliás, valeu pelo "Depois do vendaval". Se um dia rolar uma série John Ford, seria bacana. Eu precisava falar com você, pode me mandar um e-mail para marcelomirandasilva@gmail.com? Abraço!

    By Blogger Marcelo Miranda, at 10:13 AM  

  • This comment has been removed by the author.

    By Blogger Andre de P.Eduardo, at 8:05 AM  

Post a Comment

<< Home