Canto do Inácio

Sunday, March 22, 2009

"RIO VIOLENTO" VÊ KAZAN À BEIRA DA TRAGÉDIA
INÁCIO ARAUJO


Elia Kazan pode ser chamado de grego ou de turco. Ou, por que não, de americano, já que para lá imigrou ainda pequeno. Mas também pode ser chamado de cineasta de parte alguma: é alguém que ocupa uma estreita faixa, onde viver é sempre muito difícil.

Em "Rio Violento", por exemplo, o personagem de Montgomery Clift é um agente federal (do governo Roosevelt) que precisa convencer uma senhora a abandonar suas terras, para que, naquele local, seja construída uma barragem. É a energia. O progresso. Os investimentos que parecem capazes de tirar os Estados Unidos de sua Depressão.

No entanto, para Kazan, as razões de todos não são necessariamente melhores do que as razões de um. Para que o todo seja harmônico, é necessário que cada um faça parte dessa harmonia.

Essa será a angústia de Monty ao longo do filme: fazer com que todos ganhem e ninguém perca. Não é uma tarefa; é um atalho para a tragédia.

(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 01 de março de 2007)

1 Comments:

  • Diego,aproveitando a oportunidade aqui deixada por boas series com Tropa de Elite,Dama na Água e Kazan;acho que daria para fazer um painel legal com o Inacio falando sobre o Homem-Aranha

    By Blogger jose, at 3:10 AM  

Post a Comment

<< Home