INÁCIO ARAUJO
Herói adolescente, o Homem-Aranha é o único com dilemas de fato adultos. Ele não é um mauricinho, como o Batman, nem um jornalista de sucesso, como Superman. É só um freelancer que vive de vender fotos do seu duplo herói para um jornal que se empenha em difamá-lo a cada edição.
Na vida pessoal, ele precisa dar conta de problemas dos parentes idosos com quem vive (já não me lembro se são avós ou tios), rotina de muitos jovens. E enfrenta um problema amoroso mais ou menos semelhante ao de todos os super-heróis no que diz respeito à identidade, ou seja: tem que se fazer passar por um banana para que a garota não perceba quem ele é. Digamos que aqui as coisas são mais dilacerantes.
Existem, por fim, os vilões. Seriam quase um detalhe, não servissem a dar a esse ser tão heroicamente cotidiano seu lado de fantasia, como veremos em "Homem-Aranha" e "Homem-Aranha 2".
(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 18 de fevereiro de 2009)
2 Comments:
O Homem-aranha do Sam Raimi tem o espirito que o Spirit do Frank Miller não conseguiu captar do genio que foi Will Eisner:uma mistura de humor e lucidez.
By jose, at 8:46 AM
Homem-Aranha,como Wolverine,é um heroi que salvou nossos sonhos num inicio de seculo tão desencantado.As crianças e os adultos vibram e o adolescente se sente confortado ao ver espelhado esse dilema,às vezes fútil, que é a vida.
By jose, at 3:07 AM
Post a Comment
<< Home