Canto do Inácio

Monday, March 30, 2009

HOMEM-ARANHA É O MAIS ADULTO DOS SUPER-HERÓIS
INÁCIO ARAUJO


Herói adolescente, o Homem-Aranha é o único com dilemas de fato adultos. Ele não é um mauricinho, como o Batman, nem um jornalista de sucesso, como Superman. É só um freelancer que vive de vender fotos do seu duplo herói para um jornal que se empenha em difamá-lo a cada edição.

Na vida pessoal, ele precisa dar conta de problemas dos parentes idosos com quem vive (já não me lembro se são avós ou tios), rotina de muitos jovens. E enfrenta um problema amoroso mais ou menos semelhante ao de todos os super-heróis no que diz respeito à identidade, ou seja: tem que se fazer passar por um banana para que a garota não perceba quem ele é. Digamos que aqui as coisas são mais dilacerantes.

Existem, por fim, os vilões. Seriam quase um detalhe, não servissem a dar a esse ser tão heroicamente cotidiano seu lado de fantasia, como veremos em "Homem-Aranha" e "Homem-Aranha 2".

(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 18 de fevereiro de 2009)

2 Comments:

  • O Homem-aranha do Sam Raimi tem o espirito que o Spirit do Frank Miller não conseguiu captar do genio que foi Will Eisner:uma mistura de humor e lucidez.

    By Blogger jose, at 8:46 AM  

  • Homem-Aranha,como Wolverine,é um heroi que salvou nossos sonhos num inicio de seculo tão desencantado.As crianças e os adultos vibram e o adolescente se sente confortado ao ver espelhado esse dilema,às vezes fútil, que é a vida.

    By Blogger jose, at 3:07 AM  

Post a Comment

<< Home