INÁCIO ARAUJO
Se a sexta é de John Ford, isso se deve em parte a "Rastros de Ódio", sua obra-prima, sem dúvida, e por isso mesmo bem conhecida.
Um pouco mais secreto é "Depois do Vendaval", que pertence à saga irlandesa do diretor e lhe deu a oportunidade de juntar dois de seus atores favoritos (John Wayne e Victor McLaglen), com uma de suas atrizes mais representativas (Maureen O'Hara).
Existe ali uma representação perdidamente romântica, nostálgica ao extremo, do pequeno vilarejo irlandês que John Wayne, o americano, procura como se procurasse o ventre materno depois que mata um adversário no ringue.
Voltar à vida será abandonar o progresso, a modernidade americana, render-se a esse mundo tradicionalista, por um lado. E, por outro, fazer com que o vilarejo ao menos compreenda o fato de o mundo se transformar. Ford faz um cinema da tolerância.
(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 14 de março de 2008)
2 Comments:
Clint Eastwood é realmemte o melhor herdeiro de Ford nessa união da tradição com as exigencias das mudanças da historia.A prova é Gran Torino.
By jose, at 8:15 PM
Valeu, Diego!
By Marcelo Miranda, at 10:12 AM
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