Canto do Inácio

Friday, May 14, 2010

BOGART VIVE CRIMINOSO EM BUSCA DO IMPOSSÍVEL
INÁCIO ARAUJO


Humphrey Bogart ganhou seu primeiro papel principal no filme "O Último Refúgio" porque Paul Muni e George Raft não toparam ser Roy "Mad Dog" Earle.

Feliz acaso, que beneficiou Boggie, o cinema em geral, o filme policial em particular e, mais ainda, o longa-metragem de Raoul Walsh. Porque esse é, no limite, um filme de amor, e Bogart conhece as minúcias do amor como ninguém.

Durante todo o tempo, ele tem a seu lado uma renegada como Ida Lupino, fascinante como sempre.

Mas é pela garota de uma família empobrecida pela Depressão dos anos 1930 que "Mad Dog" acredita se apaixonar. Ou de fato a ama? Pois a família da menina o faz lembrar da sua, talvez. O fato é que Roy Earle não nasceu já criminoso e mau.

Ao mesmo tempo, lá está a outra mulher, sempre ao seu lado: uma igual. Uma mulher possível. Sim, mas o que certos criminosos buscam é mesmo o impossível. Esta, em resumo, é a saga de Roy Earle.

(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 13 de maio de 2010)

2 Comments:

  • Olá a todos!

    Gostaria de sugerir para os seguidores deste blog a Ocupação Rogério Sganzerla, em cartaz no Itaú Cultural. Lá podem ser vistos documentos pessoais, roteiros inacabados, fotografias, além de mostra de filmes e debates sobre a obra do cineasta. Vejam a programação no site www.itaucultural.org.br. Vale a pena conferir!

    By Blogger Paula Corrêa, at 1:15 PM  

  • Diego,acho que seria bom guardar o que o Inacio tem escrito sobre John Ford.

    By Blogger jose, at 5:19 PM  

Post a Comment

<< Home