Canto do Inácio

Wednesday, December 12, 2007

DIRETOR COLOCA NO RINGUE "FANTASMAS" DO BOXE
INÁCIO ARAUJO

No boxe a questão não é vencer e, sim, "ter uma chance", explica Scrap (Morgan Freeman), ex-lutador cujo nome poderia ser traduzido por rebotalho e que é também o narrador do filme.

A história que conta diz respeito a Frank Dunn (Clint Eastwood), velho treinador e um perdedor. Como mais ou menos todos no boxe, é o que dá a entender Scrap.

O fato, porém, é que "Menina de Ouro" não é senão acessoriamente um filme sobre a arte, dita "nobre", do boxe. Mas passa por ela, e não por acaso. Trata-se de um esporte extremo. Quem passa por ele carrega dores, cicatrizes, remorsos. Perdas, enfim.

Não sabemos com precisão quais as dores que Frank carrega, mas podemos imaginá-las. Cada frase que consente em proferir parece a ponta de um iceberg, traz marcadas as derrotas que a vida lhe infligiu e que nem sempre aconteceram dentro do ringue. Basta ver o caso da filha, que se recusa até a receber suas cartas.

O boxe é, ao que parece, uma escola de perdedores e, mais, um esporte fora de moda: essa história do indivíduo em situação extrema que se bate para triunfar na adversidade -tudo isso parece pertencer a um outro tempo. Na mitologia contemporânea, a "nobre arte" perdeu espaço para artes marciais ou vale-tudo. Tornou-se, eis o fato, coisa de mulher.

Daí o aparecimento de Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) na decadente academia ter tudo para ser um alento para Frank: ele não é bem um homem -é o fantasma de um esporte em agonia.

Mas outro aspecto importante é o lado hawksiano deste filme. Há pouco tempo, Clint lembrava, numa entrevista, que o primeiro filme a ter visto na vida foi "Sargento York". E que via em "Jejum de Amor" um exemplo do que é o roteiro de cinema. São dois filmes de Howard Hawks, o cineasta da "câmera à altura do homem".

Frank é um personagem com características dos personagens de Hawks: afirma-se como homem, desafia a fé constantemente e quer distância de mulher.

Maggie será, para ele, a própria vida: a substituta da filha que o renegou. Por isso não quer treinar mulheres: sabe que são um perigo para o homem, para o nada masculino. Mas Maggie, qual uma heroína hawksiana, se impõe.

As semelhanças ficam por aí. Aqui não se trata, como em Hawks, do amor de um homem por uma mulher, mas de uma afeição profissional ou de uma relação entre pai e filha, dois seres solitários que precisam do outro.

Se Hawks é o cineasta da afirmação humana, que tira Deus da jogada, Clint é um cineasta de mortos-vivos. A morte espreita a cada passo. Ela está na narração de Scrap, em cada vez que uma pessoa sobe no ringue. É verdade que a presença de Maggie o traz à vida por um tempo. Será até um momento cheio de sentimentalidade que talvez seja uma maneira de preparar a secura chocante do final. Do qual emergirá um Frank Dunn de volta a sua condição original: de homem fantasma.

(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 09 de fevereiro de 2005)

10 Comments:

  • Só nã entendi "os personagens de Hawks desafiarem a fé".Poderia me explicar melhor?
    No mais, um texto bem preciso.

    By Anonymous Anonymous, at 11:39 AM  

  • Teria mais textos sobre Clints,Diego?Sobre Meninos e Lobos,a Conquista da Honra?Obrigado.

    By Anonymous Anonymous, at 11:41 AM  

  • Beleza de texto! Concordo com o paralelo entre Clint e Hawks. Sei que prêmio é bobagem, mas achei lindo o filme ter ganho os Oscars que ganhou. Só lamento que Clint tenha perdido o seu de ator. Ele está fantástico! Vê-lo chorando na tela é algo inesquecível.

    By Blogger Carlos, at 3:33 PM  

  • Belas palavras do Inácio.

    A narração em off particularmente me incomoda quando se torna invasiva e retira o poder de interpretação do espectador, explicando didaticamente o que se passa na tela (como em "Pecados Íntimos"). Outra coisa que pode me irritar na narração em off é quando um dos personagens narra a história, tornando-se onipresente, mesmo em situações nas quais sua presença física em cena é inexistente ou irrelevante. Foi o caso do personagem de Morgan Freeman em "Menina de Ouro", que na minha opinião quase acabou com o filme, do qual aliás gosto muito).

    By Anonymous Mario, at 7:19 AM  

  • Caro Mário,
    o filme na realidade é uma carta que o personagem do Morgan Feeman está escrevendo para a filha do Clint. Já pensaste que ela pode estar lendo esta carta? Na minha modesta opinião a narração dele dá um ritmo poderoso ao filme.

    By Anonymous Carlos, at 2:54 PM  

  • Carlos,

    É salutar a discordância. Sempre.

    Ainda assim, você já reviu o filme? Há situações extremamente fechadas em torno dos personagens do Clint e da Hilary, as quais o personagem do Morgan relata com uma desenvoltura que, a meu ver, não seria a mais apropriada.

    Mas isso é um detalhe. Não comprometeu a força do filme,em hipótese alguma.

    By Anonymous Mario, at 5:24 AM  

  • E ae pessoal, tudo bem,este e o meu primeiro topico mas obrigado por estarem lendo.


    Bem, este tuto e pra ajudar a conseguir uma conta rapidshare premium sem precisar burlá-lo

    Entao vamos ao tutorial.

    Primeiro Passo

    - Entre no PayPal https://www.paypal.com, va em Sign Up no topo da pagina. É um registro free.
    - NA outra pagina, escolha o pais (Brasil) e pode deixar a linguagem em ingles mesmo.A pagina vai atualizar, e clique em Continue
    - Deixe marcado personal account e vai em Continue.
    - Preencha o formulario, coloque um email verdadeiro e vai em Sign Up
    - Entao, nessa outra pagina apenas vai em Cancelar pois e pra passar seu cartao de credito.(depois c vc quiser pode cadastrar)

    Pronto!

    Segundo Passo

    Entrem no site http://bux.to/?r=Verarlockloy e registre (e free tambem) e coloque o email q vc registrou no paypal pra mandar os pagamentos. Esse site e um serviço q paga vc U$0,01 dolares pelos anuncios q vc clica, e pelas referencias q vc faz. Resumidamente e o seguinte:

    Voce clica 10 anuncios por dia = $0,10
    20 referencias suas clica em 10 anuncios por dia = $2,00
    Voce arrecada por dia = $2,10
    E ganha por semana = $14.70
    E por mes = $63.00

    Mas de qualquer forma ao registrar no http://bux.to/?r=Verarlockloy nao precisa seguir essa regra , ou seja, voce pode clicar mais ou menos de 10 anuncios por dia e logicamente ganhara mais ou menos dinheiro. O limite minimo pra vc mandar o dinheiro para a conta PayPal é $10 dolares.

    Ou seja com 10 dolares vc ja pode registra uma conta premium no rapidshare por 1 mes ou pode esperar pra ganhar mais e pagar uma conta premium por 1 ano. Alem do mais, hoje em dia, varias coisas na NEt podem ser compradas via PayPal.

    obs: Procurem entrar na sua conta Bux todos os dias e clicar em pelo menos 2 anuncios!


    Obrigado por tudo, e espero q tenha gostado do tuto e q tenha ajudado.

    Vlw, Abraços

    Verarlockloy

    By Anonymous Anonymous, at 2:34 PM  

  • Caro Mário,
    perguntas se já revi o filme?
    Devo dizerte que é um dos filmes da minha vida. Já o revi inúmeras vezes e cada vez me arrebata. Acho tudo de um preciosismo. Pode ser até que já tenha perdido meu senso crítico, mas prefiro acreditar que não. Mas creio que desde o primeiro momento em que aparece a voz em off até o última cena quando esta mesma voz encerra o filme, fica claro pra mim que estamos diante de uma carta,que está sendo escrita ou que está sendo lida. De alguém que conheceu profundamente a pessoa retratada e mesmo estas questões fechadas podem ser sim recriadas. Como já disse anteriormente, o Morgan Freeman cadencia o filme. Sem a voz dele talvez até o filme não fosse tão poderoso. Mas é só um talvez. Um abraço!

    By Anonymous Carlos, at 8:52 PM  

  • leia-se dizer-te no comentário anterior.
    Só queria acrescentar ainda que há uma profunda identificação dos tres personagens no filme. Para além das relações já citadas no artigo ainda há a questão de que um se vê no outro em determinado momento.

    By Anonymous Anonymous, at 8:59 PM  

  • Bacana, Carlos,

    Bem, eu não estou inteiramente convencido do aventado poder de recriação do narrador-Morgan, embora não possa descartar a identificação do trio mencionada por você. Enfim, na próxima revisão vou atentar para este detalhe com muito carinho.

    Foi muito prazeroso ouvir sua opinião. Um abraço.

    By Anonymous Mario, at 6:46 AM  

Post a Comment

<< Home