Canto do Inácio

Tuesday, July 01, 2008

TUDO É QUESTÃO DE PERNAS EM "A BELA DO BAS-FOND"
INÁCIO ARAUJO


Pode ser coincidência, pode ser uma homenagem do canal TCM a Cyd Charisse, que morreu há poucos dias. O fato é que hoje às 22h o canal exibe "A Bela do Bas-Fond" (classificação indicativa não informada), possivelmente o papel dramático mais interessante da célebre bailarina da Metro.

Aqui ela faz uma fabulosa garota de programa que, entre outras coisas, atende a um grupo de gângsteres. Entre eles está Robert Taylor, talentoso advogado do bando. Nicholas Ray, o diretor do filme, faz a figura deste advogado coxo contrastar com as pernas perfeitas de Cyd Charisse.

Em suma, tudo é uma questão de pernas. Taylor não dança e mal caminha por si próprio. Quem caminha por ele, quem o puxa pela mão é Lee J. Cobb, o líder da gangue. É a cabeça, portanto, que a mulher deve tocar para que ele possa firmar-se nas próprias pernas.

Este belo filme foi filmado em cinemascope. A chance de a TV exibi-lo no formato que lhe é próprio, é mínima. A TV também é manca.

(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 01 de julho de 2008)

2 Comments:

  • olá inácio,
    acabei de enviar um e-mail a cinegrafia@uol.com.br para convidá-lo a um debate sobre cinema japones contemporaneo na unicamp. espero que este seja o endereço correto.
    abraços.

    By Blogger regiane ishii, at 9:35 PM  

  • Diego,duas coisas que eu gostaria de saber,please:Saiu algum texto sobre a maravilhosa Cyd?Se não,está faltando.Se sim,registre para nós nesse blog,se possível.
    Outra,sei que saiu um texto sobre o excelente Sócrates, do grande Rossellini(diretor que, como Sócrates, era grande ao negar qualquer presunção de grandeza).Mas já chegou a sair sobre o Santo Agostinho,lançamente anterior do diretor? Obrigado.

    By Anonymous Anonymous, at 9:52 AM  

Post a Comment

<< Home