ARTE FICA SUJEITA A CAPRICHOS DO MERCADO EM FILME
INÁCIO ARAUJO
"Vontade Indômita", com seu título de filme de aventura, é um insólito trabalho sobre a criatividade de um arquiteto e sua batalha para preservá-la de alterações.
Segundo consta, o modelo do arquiteto representado por Gary Cooper foi Frank Lloyd Wright, mas o filme dirigido por King Vidor em 1949, como bom veículo hollywoodiano, terá conflitos amorosos em seu centro, processos, interferência da imprensa.
Tudo isso existe, essencialmente, para salvar o lado comercial da empreitada. Na real, o que importa é a luta do arquiteto, levada às últimas conseqüências para que seu trabalho não perdesse a integridade.
Disso entende quem trabalha no cinema (arte, como a arquitetura, sujeita aos caprichos do mercado) e, sobretudo, em Hollywood. Daí talvez venha a convicção que faz de "Vontade" um filme em muitos aspectos memoráveis - embora seja tido em geral como um Vidor menor.
(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 02 de março de 2007)
INÁCIO ARAUJO
"Vontade Indômita", com seu título de filme de aventura, é um insólito trabalho sobre a criatividade de um arquiteto e sua batalha para preservá-la de alterações.
Segundo consta, o modelo do arquiteto representado por Gary Cooper foi Frank Lloyd Wright, mas o filme dirigido por King Vidor em 1949, como bom veículo hollywoodiano, terá conflitos amorosos em seu centro, processos, interferência da imprensa.
Tudo isso existe, essencialmente, para salvar o lado comercial da empreitada. Na real, o que importa é a luta do arquiteto, levada às últimas conseqüências para que seu trabalho não perdesse a integridade.
Disso entende quem trabalha no cinema (arte, como a arquitetura, sujeita aos caprichos do mercado) e, sobretudo, em Hollywood. Daí talvez venha a convicção que faz de "Vontade" um filme em muitos aspectos memoráveis - embora seja tido em geral como um Vidor menor.
(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 02 de março de 2007)
0 Comments:
Post a Comment
<< Home