Canto do Inácio

Tuesday, January 20, 2009

Curso

“CINEMA – HISTÓRIA E LINGUAGEM - 2009”

COM O CRÍTICO INÁCIO ARAUJO

ABRE INSCRIÇÕES



A partir de 15/1, abrem-se as inscrições para o curso “CINEMA - HISTÓRIA E LINGUAGEM”, com Inácio Araujo, crítico de cinema da Folha de S. Paulo, que em 2009 chega à sua décima-primeira turma.

Neste ano, o curso terá duração de 40 semanas, com duas turmas:
segundas-feiras, das 19h30 às 23h,
terças-feiras, de 9h30 às 13h.,
com início nos dias 2 e 3 de fevereiro, respectivamente.

“Cinema – História e Linguagem” busca oferecer uma visão organizada da história do cinema, enfatizando a formação da linguagem, a evolução dos gêneros, os diálogos entre cineastas do presente e do passado, as intercorrências com as demais artes e entre o cinema e a história.

No primeiro semestre, o curso aborda o cinema desde o seu surgimento, no fim do século 19, até a era clássica, passando pela formação da linguagem cinematográfica, tal como a conhecemos hoje, e pelas vanguardas dos anos 1920.

O segundo semestre é dedicado às transformações do cinema moderno, desde Orson Welles e o neo-realismo, passando pelas revoluções dos anos 60 (Nouvelle Vague, Cinema Novo), chegando às propostas dos cineastas contemporâneos mais originais, como David Cronenberg e David Lynch, entre outros.

O curso trará ainda profissionais das áreas de direção e montagem, para dialogar a respeito de suas experiências.

As inscrições podem ser feitas no local:
Rua Aureliano Coutinho, 278, Conj. 32, Higienópolis, ou pelo telefone 3825.8141. Informações complementares podem ser obtidas no site

www.cursoinacioaraujo.blogspot.com

ou pelo e-mail

cinegrafia@uol.com.br


O preço do curso é de R$ 220,00 mensais e são oferecidas 70 vagas (35 por período).


Além de crítico de cinema do jornal Folha de S. Paulo, Inácio Araujo é autor dos livros "Hitchcock – O Mestre do Medo" (ed. Brasiliense) e "Cinema – O Mundo em Movimento" (ed. Scipione). Escreveu o romance “Casa de Meninas” (prêmio APCA como Revelação de Autor, 1987 – 2a. ed. pela Imprensa Oficial). Participou, como roteirista e montador, de vários filmes de longa e curta metragem.

2 Comments:

Post a Comment

<< Home