Canto do Inácio

Tuesday, December 16, 2008

BIENAL POLICIAL
INÁCIO ARAUJO

Nenhuma surpresa, a coluna do Jorge Coli na Folha de domingo (Mais!) dá conta da Bienal do Vazio, isto é: dessa tentativa vã de discutir o estado das artes e seus limites, o que resultou na verdade foi a prisão de uma menina que pichou o prédio logo na inauguração.

Nada que uma ou duas mãos de tinta não resolvessem. Nada que se pareça com destruição do patrimônio artístico, nada que se compare ao que tem sido feito pela própria Bienal, ao renunciar a existir na atual edição.

No entanto, a garota está presa há mais de 50 dias. Do que se pode dizer que a única coisa aproveitável da Bienal de 2008 é, aparentemente, este escândalo colossal. Já para não dizer vergonha nacional.

A Justiça tem os olhos bem abertos e toda presteza em libertar acusados de coisas um milhão de vezes mais graves, mas os mantém fechados quando se trata de dar um jeito na história da menina. Que não foi libertada, dizem, porque não conseguiu comprovar residência. Desculpa pra boi dormir, evidentemente.

4 Comments:

  • Cultura,política,tudo isso só conta se tiver saúde.É como escreveu o Fernando de Barros e Silva:...Entre o vazio existencial da jovem Sustos e o vazio conceitual da Bienal há menos identificação do que antagonismo: a fúria da primeira é um impulso desesperado de vida que traz à luz o espírito burocrático e mortificante da segunda.

    By Blogger jose, at 5:51 PM  

  • ainda não soltaram a menina? como pode uma porra dessas?

    lembra um pouco os episódios das greves e de invasões a reitorias em universidades públicas.

    By Blogger sensei allegro, at 5:36 AM  

  • É sempre bastante constrangedor quando pessoas metidas a inteligentes fazem coisas idiotas e se recusam a mudar - e é esse o papel que os curadores e diretores da fundação da bienal reservaram para si. É impressionante como eles estão decididos a atirar no lixo qualquer chance que tinham de serem levados a sério.

    By Blogger daniel caetano, at 10:32 AM  

  • Pior é você ler, naqueles boxes nos quais os jornais on-line dão espaço para seus leitores comentarem as notícias, que uma boa parte, senão a maioria dos leitores, aprova a prisão da menina. Vivemos num país de recalcados.

    By Blogger Rodrigo Cazes, at 7:12 AM  

Post a Comment

<< Home