Canto do Inácio

Tuesday, November 18, 2008

ESSÊNCIA ESCAPA EM "O GOSTO DA CEREJA"
INÁCIO ARAUJO


O despiste é uma parte essencial da arte de Abbas Kiarostami e é a essência mesmo de "O Gosto da Cereja". O filme nos mostra a trajetória de Badii, homem de meia-idade disposto a se suicidar, que busca alguém para se ocupar de seu corpo após a morte.

Badii viaja por uma região desértica, com seu carro vai encontrando as pessoas a quem dá carona, e a cada uma com quem conversa expõe seu plano. Encontra resistências, é óbvio, mas, mais do que tudo, escuta conselhos sobre a vida, seu caráter sagrado etc.

Escutamos os argumentos de ambos os lados, mas sempre mantemos a convicção de que o essencial escapa. Ou seja, nunca nos é dito por que esse homem deseja se suicidar. Correu, na época do lançamento do filme, que esse homem seria homossexual, o que configuraria um duplo crime diante da lei islâmica (o primeiro sendo o suicídio).

A explicação está longe de ser convincente, ao menos à luz do que se vê no filme: Badii surge apenas como um sujeito com um carro em busca de alguém que preste um serviço. Não é do feitio de Kiarostami agitar questões polêmicas, e não porque fuja delas. É que seu cinema funciona como um espelho. Ele nos dá exatamente o que dele recebemos.

Como num espelho, o que vemos é o que expomos. O que retiramos da imagem é o que lhe damos.

(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 16 de novembro de 2008)

44 Comments:

  • Não se fala em nenhum momento que o protagonista seja homossexual, mas a impressão deixada nesse sentido é muito forte, o que ajuda a dar uma força extraordinária ao filme.

    Também gosto do kiarostami por sempre deixar claro que estamos de um filme, explicitando sempre a câmera e os artifícios utilizados para construir sua ficção.

    By Blogger sensei allegro, at 6:00 AM  

  • "Também gosto do kiarostami por sempre deixar claro que estamos de um filme, explicitando sempre a câmera e os artifícios utilizados para construir sua ficção."

    Não é difícil notar como muitos arremedos brechtianos são aceitos vulgarmente por incautos como este ser aí de cima... Não suporto mais freqüentar o teatro para ver más interpretações do tipo (não julgando Gosto de Cereja, que acho muito bom).

    Pára de escrever bobagem por aqui, bicho. Por que não pergunta a si mesmo porque isso funciona? Onde o conceito faz valer a investida? Isso é uma questão venal, porra. Tenta achar uma síntese, desenvolva tuas impressões... Agora vê se num fica feito um idiota deslumbrado a soltar arrotos intelectuais como se ainda tivesse a idade mental de um pirralho de 13 anos

    É uma praga esse tipo de pentelho inteligente sem inteligência.

    By Anonymous Anonymous, at 5:07 PM  

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    By Anonymous Anonymous, at 5:12 PM  

  • Esse cara é um saco mesmo.

    By Anonymous Anonymous, at 5:13 PM  

  • É um saco esse cara baba ovo da porra

    By Anonymous Anonymous, at 8:51 PM  

  • Não bastasse o Allegro ter que combater batmaniacos,agora ele encontra pela frente intelectuais com trantornos de humor.Candido,não confunda brecht com bekett.O Gosto de Cereja pertence a tradição ilusionista como,por incrivel que pareça,O Procurado de Bekmambetov.Há varias maneiras de se dizer "isto aqui é um filme".O Allegro sabe disso.Não posso dizer isso das alegres comadres anonimas do Candido.

    By Blogger jose, at 2:57 AM  

  • "Não é difícil notar como muitos arremedos brechtianos são aceitos vulgarmente por incautos como este ser aí de cima... Não suporto mais freqüentar o teatro para ver más interpretações do tipo (não julgando Gosto de Cereja, que acho muito bom."

    Como falei, não julguei o filme em questão. Comentei sobre o mal-estar causado por gente como o Allegro nas ditas rodas culturais. Gente como ele ou você, que sempre comenta por aqui meramente para se exibir.

    Só acho uma pena os recursos técnicos do blog ainda não permitirem que meu peido possa ser tragado por você, pequenina merda de grilo.

    By Anonymous Anonymous, at 7:47 AM  

  • "Também gosto do spike lee por deixar de lado os encantos da arte cinematográfica em favor de um cinema mais aguerrido, como faz de maneira uma tanto mais rústica o Michael Moore: Pode-se questionar os procedimentos e resultados, mas na medida em que o realizador se expõe de maneira tão contundente passa a fazer valer sua visão de mundo."

    Além de não dizer NADA, apresenta (como quase sempre no Allegro) um flerte a uma idéia central que poderia ser enquadrada a inúmeros outros diretores. O que, por assim dizer, comprova como seus comentários são aleatórios e medíocres.

    Talvez o José tenha ficado preocupado por saber que argumenta ainda pior que o cara, como nos mostra um breve retrospecto das "discussões" desenvolvidas por ambos.

    Tem que avacalhar mesmo com estes pulhas. Retirem-se já daqui!

    By Anonymous Anonymous, at 8:01 AM  

  • Os argumentos candidos e elegantes me convenceram.Vou me retirar por algum tempo.

    By Blogger jose, at 9:42 AM  

  • Amém.

    By Anonymous Anonymous, at 11:33 AM  

  • "O filme do Batman,nas mãos do Inácio,funcionou como uma psicanálise coletiva na qual todos os nossos trantornos desfilaram naqueles comentários.Já é muito conhecido o link entre Freud e o cinema.Agora acho que também ficou demonstrada a importancia dos personagens de HQ,principalmente do Batman deste filme,no esclarecimneto dos nossos interiores.Todos ficamos mais lúcidos apesar do mal-estar que sentimos durante a exibição do filme.É um veneno-remedio como diria Wisnik"

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHA

    De novo, de novo:

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Por favor, não deixe de freqüentar o blog do Inácio, José!

    By Anonymous Anonymous, at 11:41 AM  

  • Voltei atendendo ao pedido do Luiz Pareto.Confesso ao Candido que posto comentarios aqui no blog do Inacio tambem para me exibir.Peço desculpas ao dono do Canto,mas pelo menos consegui um leitor bem humorado para o meu blog.É muito melhor o ar que sai pelo riso do que o que é expulso por outras contrações do organismo.

    By Blogger jose, at 3:29 PM  

  • gosto de cereja é vittorio de sica mais as questões existencialistas de um woody allen

    By Anonymous Anonymous, at 8:02 PM  

  • Confesso que esses comentários me deixaram completamente atônito. Não sabia que minha figura inspirava tanta repulsa.

    Pelo que deu a entender eu sou mais um imbecil metido a intelectual, elaborando comentários vazios só para aparecer, correto?

    Não tiro a razão dos meus detratores: reconheço minha insignificância e a praga desses pseudo-intelectuais que se pavoneiam com firulas e sofismas. Mas me espanta que meus comentários gerem reações tão deselegantes e injustificadas.

    Quando escrevi essa porra de comentário tentei passar a impressão de uma direção que deixa clara uma "construção de um olhar", um registro alheio de um personagem em busca de compreenssão aonde ela dificilmente ocorrerá. Não entendo merda nenhuma de teatro, portanto esse papo de arremedo brechtiano significa pouco ou nada para mim.

    Quanto ao Zé Colméia, que parece não me suportar: Uma idéia forte, bem posicionada em um filme pode dar força a um filme, mesmo que ele esteja cheio de defeitos (eu ia usar a palavra arestas, mas como estão falando que falo nada com nada cedo a boçalidade). E isso realmente pode se aplicar a uma porrada de outros filmes e diretores sem maiores traumas.

    Mas partindo para o contra-ataque: Se eu sou mais um intelectualóide esquerdiota, uma merda de grilo com o nosso querido Jose, o que o cândido e a turba de anônimos são? Intelectualóides ressentidos, que se utilizam de grosserias para desqualificar quem tenta fazer um diálogo inteligente com gente que esteja disposta a ouvir, pq para mexer com arte é preciso ter uma boa dose de generosidade com aquilo que nos desagrada.

    E eu sempre vou estar aqui para discutir, mesmo que com gente intolerante e prepotente.

    By Blogger sensei allegro, at 7:55 AM  

  • Taí um belo nome para comandar o Criança Esperança, quando o nosso Renato Aragão falecer.

    By Anonymous Anonymous, at 7:54 AM  

  • "Também gosto do kiarostami por sempre deixar claro que estamos de um filme, explicitando sempre a câmera e os artifícios utilizados para construir sua ficção."

    Pois bem, não foi bem isso o que você disse...

    E sobre Brecht:

    Não falei que você, conscientemente, fez algum tipo de ligação. Apenas fiz um link de como idéias canalhas como as tuas se agrupam facilmente ao grupo específico da gentalha intelectual.

    Não há diálogo: Retire-se daqui, já!

    By Anonymous Anonymous, at 8:19 AM  

  • Ok, temos comediantes aqui...

    Se eu sirvo para comandar o criança esperança as duas poderiam escrever um daqueles dramalhões mexicanos bem sonsos.

    Idéias canalhas... realmente acho que vc têm sérios problemas com o tamanho de seu pênis. Sendo tão desprovido de falo poderia fornecer felações saborosas para o diogo mainardi e outras intelectuias reacionários metidos a comediantes. Provavelmente vc foi currado por um desses canalhas que formam a escrota corja intelectual que vc tanto despreza, por isso a necessidade de se atirar contra pessoas que inocentemente postam comentários nesse blog.

    E é realmente necessário ter alguma dose de generosidade para se falar de arte, senão vira uma velha malcomida reclamando da vida como esses antas destrambelhadas que se acham grandes comediantes por chamarem os outros de merda de grilo.

    E quem vc pensa que é para me expulsar do blog? Acho que tá na hora do Diego interferir que isso já tá virando luta livre. E peçam desculpas ao jose, q nada têm a ver com essa história escrota.

    By Blogger sensei allegro, at 1:05 PM  

  • O Candido e Zé Colméia fingem tão bem que são loucos que eu quase acreditei.Hamlet perde.Eu ja vi intelectual desprezar gentalha.Gentalha rebaixar gentalha a intelectal é a primeira vez que eu presencio.Não entendi nada.E quanto ao Renato Aragão,acho que ele já foi escanteado demais.É hora de reconhecer o valor de filmes como Os Saltimbancos Trapalhões.Prefiro os comediantes profissionais.Afinal somos todos piadas,mas poucos são piadistas.

    By Blogger jose, at 6:27 PM  

  • não fala que vc gosta de trapalhões q logo vc é "xingado" de intelectual, jose. qualquer comentário que tenta valorizar algo popular é ridicularizado por essa corja de filhinhos de papai ressentidos que só sabem fazer piadinha para desmoralizar os argumentos dos outros.

    e eu pensei que o zé colméia fosse alguém disposto a algum tipo de diálogo, mas que no fim só tá a fim de esculhambar. Pede emprego no cqc ou no pânico e não enche mais o saco.

    By Blogger sensei allegro, at 4:13 AM  

  • (!)

    By Anonymous Anonymous, at 7:32 PM  

  • "Quem sou eu
    Sou apenas mais um filho do belo e árido interior paulista, ligado a grilhões a pior universidade do mundo. Na condição de adolescente eterno, tenta emular os rebeldes dos anos 50: Muita raiva e ressentimento, pouco conteúdo intelectual, ideológico e programático. Um romântico, se preferir."


    Allegro, parabéns, você disse TUDO.

    E todo mundo mais uma vez:

    HAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Você é maaaaara, cara!

    By Anonymous Anonymous, at 7:44 PM  

  • Eles estão evoluindo.Estão sorrindo.Talvez em todo mundo exista algo generoso.

    By Blogger jose, at 2:20 AM  

  • pelo menos alguém entrou no meu blog... faz muito tempo q nem mexo naquela bosta.

    Também parece que os "argumentos" cessaram de vez. joguem a toalha.

    By Blogger sensei allegro, at 3:37 AM  

  • infelizmente as pessoas só postam coisas no blog para iniciarem discussões estúpidas. realmente não vale muito a pena deixar minhas opiniões aqui: vou ceder aos grandes comediantes e me mandar.

    By Blogger sensei allegro, at 3:47 AM  

  • VCS VENCERAM! Q GLÓRIA!

    By Blogger sensei allegro, at 3:52 AM  

  • Meu que confusão!
    Olha talvez tenham avacalhado um pouco além da conta por aqui, mas seria bom que todo mundo deixasse para escrever quando realmente tivesse algo a falar. José e Allegro me parecem ser a mesma pessoa, então deixo aqui um único recado: - Cara, você não é má pessoa, creio, até acredito que parte de um princípio generoso de debate. O problema é que, de fato, teus argumentos soam levianos. Não quero dizer que você é isso ou aquilo. Apenas seria legal que desse uma apurada em teus questionamentos e pesquisasse mais sobre cinema. Não podemos tornar o lar do Inácio uma privada de argumentos pobres.

    By Anonymous Anonymous, at 5:33 AM  

  • Adoro cinema. Desde criança assisto os filmes do Spielberg. Vocês têm noção o quanto é bom? É MARA! Pena que não sei muito inglês, aí sempre peço dublado. Mesmo assim, acho que tudo tem seu tempo. Vou prestar vestibular pra cinema. Legal, não acham? Adoro todos vocês. Muito bom o espaço! Beijão!

    Mônica.

    By Anonymous Anonymous, at 7:53 AM  

  • Para o Allegro:

    A respeito das polêmicas do Canto do Inácio: quanta nojeira! Desculpe amigo, mas cair na baixaria dos outros e rebaixar-se e responder... pára e reflete sobre os 30 posts patéticos da sua turma.

    E num espaço que nem seu é!!

    Convide seus amigos para apodrescer no seu blog, querido. Que só está menos podre pq recebeu duas visitas.

    By Anonymous Anonymous, at 2:17 PM  

  • Diego Assunção,

    Que raio de moderador inútil é esse? o blog não tem moderador, e todo lixo e baixaria tem vez.

    Hora de fechar o blog!

    By Anonymous Anonymous, at 2:18 PM  

  • Acho que o Inacio merece coisa melhor do que ficar vendo eu e o Allegro segurando escudos embaixo de uma chuva de pedras.EU E O ALLEGRO não somos a mesma pessoa,portanto posso repetir:Vou ceder aos grandes comediantes e me mandar.Voces venceram!Que glória.Agradeço a paciencia do Diego e do Inacio.Vou continuar enriquecendo meus argumentos acompanhando o blog.Valeu a pena trocar ideias com o Allegro no meio daquela tempestade que o Cavaleiro das Trevas provocou.

    By Blogger jose, at 4:20 PM  

  • Se realmente meus argumentos soam levianos vou me retirar desse blog definitivamente. Só não sei o que meus comentários ou os do José tem de tão ofensivos, pobres para indignar tanto os leitores.

    Só fico triste de saber que esse espaço nunca serviu para trocar idéias: É só olhar o post da meia entrada para saber que assuntos realmente interessantes fiquem sem réplicas só pq não atraem discussões ridículas. Triste assim.

    Espero q o nível do negócio aumente sem a esquizofrenia allegro/jose.

    By Blogger sensei allegro, at 4:29 AM  

  • Desculpe me meter, mas acho desagradável ficar emitindo juízos sobre o entendimento dos outros.

    Cada um retira do filme o que vê.

    Com o que ele vê se dialoga, se discute, se troca uma idéia.

    Mas desautorizar o outro me parece um exercício inútil de arrogância que não serve a ninguém.

    By Anonymous Anonymous, at 1:42 PM  

  • Juro que é o meu último comentário, motivado pela presença extraordinária do inácio:

    Revendo essa discussão lamentável realmente vi que o comentário que dei do filme não chega a ser brilhante, talvez um pouco rebuscado em excesso. Mas nada justifica trinta e tantas mensagens taxando eu e o jose (não somos a mesma pessoa, ao menos que eu saiba) como uma escória intelectual que utiliza esse espaço para emitir opiniões levianas e vazias. Somos apenas "fanboys" do inácio, que ficam empolgados com seus textos e deixam suas impressões, que por mais idiotas que pareçam são sempre sinceras. Sei que eu não sou nenhuma autoridade, que falo sem qualquer base, que sou uma besta, não um gênio.

    Mas se realmente minhas opiniões são tão intoleráveis, realmente tenho que pegar meu chapéu e me mandar. Mas é realmente dolorido ter que sair desses jeito, sabendo que há tanta intolerância com gente medíocre como eu e o Jose.

    By Blogger sensei allegro, at 7:13 AM  

  • É isso aí,mas Renato tem razão em uma coisa:eu tenho que OUVIR MAIS sobre cinema com o Inacio e FALAR MENOS.Até outra vez e obrigado.

    By Blogger jose, at 8:04 AM  

  • Cada uma fala a boceta que quer aqui porra!

    By Anonymous Anonymous, at 8:08 AM  

  • P.S.:Aos que não querem me ouvir mais é só não atacar o Inacio como fui agredido.Nesse caso vou,pelo menos,encher o saco dos linxadores.

    By Blogger jose, at 8:19 AM  

  • Pensando bem...já que o Inacio autorizou,vou continuar a escrever minhas boc...besteiras aqui sem ceder a quem quer contrapor argumentos ricos a outros possivelmente pobres.Afinal,sou contra um elistismo inutil.

    By Blogger jose, at 3:04 PM  

  • Allegro,não deixe o bola cair.

    By Blogger jose, at 3:08 PM  

  • Allegro,não deixe a bola cair.

    By Blogger jose, at 3:09 PM  

  • vão se fuder karassss

    By Anonymous Anonymous, at 4:33 PM  

  • Mariana,não gosto de sacos ou bolsas de valores.Adoro cornichas.Jose:Cultura e satisfação garantidas.

    By Blogger jose, at 6:43 PM  

  • Sexo,arte,tudo isso é a vida tentando se proteger do caos.Mariana,leia o texto do Inacio sobre Fronteira da Alvorada na Folha.Talvez o Diego publique aqui.Se isso acontecer, não perca.

    By Blogger jose, at 7:04 PM  

  • para de falar merda idiota

    By Anonymous Anonymous, at 9:07 AM  

  • Mariana...Mariana...

    By Blogger jose, at 4:02 PM  

Post a Comment

<< Home