Canto do Inácio

Monday, October 20, 2008

MOSTRA - PRIMEIROS DIAS
INÁCIO ARAUJO

Acho que eu não era o único a achar insuportáveis (insignificantes, na verdade) os filmes em cartaz, mas a Mostra está reabilitando a arte este ano.

Algumas coisas que vi e achei mais que respeitáveis:

Terra Vermelha
Horas de Verão, Olivier Assayas
O Casamento de Rachel, de Jonathan Demme
Mais Tarde Você Compreenderá, de Amos Gitai.

Perdi coisas em que levo muita fé, como "O Silêncio de Lorna". Há ainda os de que gostei muito, um pouco menos: Alexandra, do Sokurov, por exemplo, ou “Sonata de Tóquio”.

Mas há infinitos filmes que não vi. Quem quiser deixar os seus conselhos sobre o que ver, faça-o, por favor. Eu agradeço e acho que todos os amigos freqüentadores do blog também.

18 Comments:

  • Se puder fazer algum comentário ao filme Horas de Verão, Olivier Assayas era otimo.

    cumprimentos

    By Anonymous Anonymous, at 2:17 PM  

  • aquele querido mês de agosto, inácio. não perca.

    By Blogger Eduardo Valente, at 5:58 PM  

  • Inácio, raramente discordo dos seus comentários. Minha humilde dica: Tulpan - dei nota 4. um abraço, Eduardo

    By Blogger disléxico pensante, at 9:03 PM  

  • mais um: "Machan", baseado numa história verídica, ótima tragi-comédia!

    By Blogger disléxico pensante, at 8:55 PM  

  • Horários e locais dos filmes recomendados:
    Terra Vermelha-Dia 29-Cine Bombril1 20;00hrs.

    Horas de Verão-dia 23 HSBC 16:00 h e dia 25 no Frei Caneca as 18:00h


    O casamento De Raquel não vai passar mais ele deve entrar em cartaz logo talvez dia 30/01.


    Mais Tarde Vc Entenderá-dia 27-22;00 Belas Artes dia 29 18;00h no b
    Bombril dia 30 as 13;00 no
    Frei Caneca.
    Tamara Ka

    By Anonymous Anonymous, at 4:10 AM  

  • inacio comente um pouco sobre a carreira de jonathan deme ,fazia tempo que ele nao fazia algo que prestava,acho que desde o silencio dos inocentes. o mais antigo dos seus filmes que me lembro e melvin e howard,depois tem totalmente selvagem que para mim e o filme mais emblematico dos anos 80 ate o silencio dos inocentes agora oseu novo filme euma perola.

    By Blogger abel, at 1:07 PM  

  • Dos que vi, dois são realmente interessantes: A Floresta dos Lamentos e Sonata de Tóquio.

    By Anonymous Anonymous, at 6:42 AM  

  • Adoration

    Filme canadense que discute realidade x ficção.

    Versões da realidade e como, através da internet, as pessoas, achando que estão se relacionando, estão expondo suas loucuras tal como na vida real.

    Achei muito bom!

    By Anonymous Anonymous, at 4:08 PM  

  • Caro Inácio,
    Sou Pedro Martins e faço parte da equipe do longa-metragem "Meu Nome é Dindi", dirigido por Bruno Safadi (eleito melhor filme pelo júri popular da Mostra de Tiradentes 2008). Escrevo para pedir-lhe espaço para divulgar no seu blog que o filme será lançado em nove capitais brasileiras nos próximos meses de novembro e dezembro.

    By Anonymous Anonymous, at 2:16 PM  

  • Inácio said:

    Abel, JD é daqueles que começaram com Roger Corman, fez filmes de presídio de mulheres, coisas muito baratas e interessantes.
    Antes do Melvin e Howard fez um chamado The Last Embrace, O Abraço da Morte, muito forte.
    Depois do Silêncio dos Inocentes eu não me lembro mais de ter visto filme dele. E agora volta completamente fora de esquadro, uma rentrée parecida com a do Altman no começo dos 90, não é?

    Algumas coisas mais que vi e achei fortes:
    Gomorra, de Matteo Garrone
    Fronteiras do Alvorecer, P. Garrel
    o documentário sobre Sidney Poitier, de Catherine Arnaud.
    E perdi, não consegui ver o filme português que o Valente recomenda.

    By Anonymous Anonymous, at 8:35 PM  

  • Inacio,as mostras são parecidas com selvas que são ao mesmo tempo sedutoras e aterrorizantes.Se é impossível escapar,tenta-se sobreviver.O segredo da sobrevivencia esta bem guardado no filme do Woody Allen.

    By Blogger jose, at 4:59 AM  

  • só por curiosidade: alguém sabe se um filme como o do Miguel Gomes será comprado para o Brasil?

    By Blogger José Oliveira, at 5:12 AM  

  • José, o rumor é de que o filme seria comprado, mas acho que isto não foi confirmado ainda. Sei que tanto no Festival do Rio como na Mostra de SP vi ele em sessões lotadas.

    By Blogger Filipe Furtado, at 8:39 AM  

  • Inácio, eu sou aluna de rádio e tv e estou fazendo um pequeno documentário sobre o universo da crítica de cinema. Tem algum email de contato que você possa me passar? Obrigada.

    By Blogger Mariana Serapicos, at 10:28 AM  

  • o melhor da mostra e sinedoque,rebbobine,vickybarcelona,leonora,inacio gostaria que voce comentasse a carreira do steve sodeberg ja que ele foi uma revelaçao no começo com sexo,mentiras e videotape entrou no ostracismo nos anos 90 e so se recuperou com o superestimado erin brocovin. voce precisa ver os filmes kafka e aquele que eu nao me lembro o nome que e remake de baixeza classico com burt lancaster noir puro. eram porcarias por que agora ele esta sendo louvado de novo com seu che.

    By Blogger abel, at 1:40 PM  

  • Olha Inácio, achei que tem coisa boa aqui e ali, mas no geral, estou achando a mostra meia boca.
    Gosto mesmo do Demme, do Assayas, do Gordon green, Garrel, depardon, Doillon.

    Gosto da Kawase, do Trapero e do Bressane.

    O resto eu não me lembro direito.

    By Blogger Francis Vogner dos Reis, at 6:14 AM  

  • inácio, caso possas assistir (e comentar) o curta "o incompreendido", do maranhense francisco colombo... o filme é belíssimo, e a trilha um espetáculo. vale muito a pena, mas eu sou suspeito para falar. tire você suas próprias conclusões. ele tá na repescagem, "o fino da mostra". abração!

    By Blogger zema ribeiro, at 2:22 PM  

  • My Winnipeg!

    By Anonymous Anonymous, at 6:00 AM  

Post a Comment

<< Home