Canto do Inácio

Wednesday, October 08, 2008

DISTANTE DO SEU MELHOR, DIRETOR FAZ CINEMA ÍNTEGRO
INÁCIO ARAUJO


As duas horas de "O Sobrevivente" podem ser divididas em duas partes quase idênticas.

Na primeira, o tenente Dieter Ziegler, piloto da Marinha dos EUA no Vietnã, é designado para missão no Laos.

Estamos em 1965, a guerra no Vietnã ainda não tem a extensão que iria adquirir, e a missão de bombardear alvos estratégicos no Laos é absolutamente confidencial.

Ziegler tem o avião derrubado, é feito prisioneiro pelos vietcongues, dos quais consegue escapar pela selva.

Não há muito segredo sobre o fim deste filme: sendo baseado na autobiografia de Ziegler, é evidente que ele consegue escapar. A questão não é essa, e sim: como? Werner Herzog, que se notabilizou como um dos mais importantes cineastas alemães dos anos 60 e 70, ultimamente tem se destacado como documentarista. E o documentário, como se sabe, exige menos de um cineasta do que a ficção: é questão apenas de saber deixar o mundo vir a si. Não é tão simples quanto parece, mas é mais fácil do que ir ao encontro do mundo, transformá-lo e torná-lo digno de crédito.

Em "O Sobrevivente", a primeira metade é apenas sofrível. Não pela modéstia dos efeitos especiais. É que Herzog não parece se interessar pelos aspectos que precedem a fuga: o encontro com outros prisioneiros, as violências a que são submetidos, a permanente ameaça de morte e a maneira como, aos poucos, Ziegler se impõe como líder aos colegas e comanda os planos de fuga.

A segunda metade é de outra ordem. É questão de dois homens - Ziegler (Christian Bale) e seu colega Duane (Steve Zahn) - e uma selva. A selva e suas adversidades. A natureza com a qual esses homens se defrontam a cada instante para sobreviver, até que, por fim, possamos observar talvez o melhor do filme: a transformação de Ziegler em um homem-natureza -uma espécie de identificação completa, na maneira de se ocultar, se alimentar, se proteger dos perigos.

Nesses momentos, parece que estamos de novo diante do Herzog dos velhos tempos, embora num mundo diferente: em que o controle sobre a produção parece relativo, em que sofre com a iluminação óbvia e mesmo com a necessidade de seguir um roteiro nem sempre favorável.

Enfrentando (em selvas da Tailândia) adversidades, Herzog não cede a tentações a que raramente escapam os cineastas, como o sentimentalismo. "O Sobrevivente" não será nunca seu melhor filme, mas é de uma integridade formidável.

(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 07 de dezembro de 2007)

5 Comments:

  • Imerio do Sol,O Sobrevivente.Cristian Bale é cara da resiliencia.Se o Hugh Jackman não fosse a perfeição como Wolverine,Bale é o que melhor representaria.

    By Blogger jose, at 4:23 PM  

  • Imperio do Sol...

    By Blogger jose, at 4:25 PM  

  • Realmente o Fim dos tempos é um senhor filme,mais um objeto extra-terrestre na indústria americana.Aliás,à parte a relação algo evidente com os Pássaros,de Hitch, o filme estaria muito mais para um Tarkovski ou algo bem oriental, com um sentido de tempo e natureza bem atípico na nossa cultura.No mais,há uma automia enorme de linguagem,um caráter extremamente meditativo nos planos e discurso.É um objeto notável, além de rico em idéias.Shyamalan puxou de vez o tapete do "cinema oficial" e de seu público típico.

    By Anonymous Anonymous, at 1:07 PM  

  • Olá Inácio,

    Me chamo Thiago, sou assistente da Brazucah Produções. Trata-se de uma rede virtual desenvolvida pela Brazucah Produções (www.brazucah.com.br) que visa ampliar a visibilidade aos filmes brasileiros. Estamos convidando blogueiros do Rio de Janeiro para fazerem parte da nossa Rede.

    O Blogueiro Brazucah tem a chance de conferir produções inéditas em sessão exclusiva e ainda conversar com seus realizadores. Curtindo o evento, a idéia é que conte a experiência no teu blog.

    Nossa proxima cabine será a do filme “ULTIMA PARADA 174”, de Bruno Barreto, confirmados pela distribuidora. A sessão exclusiva ocorrerá na sede da PARAMOUNT PICTURES no Rio, que fica na Av. Rio Branco – nº 311/11º andar, no Centro (proximo ao prédio do IBEMEC), dia 16 de OUTUBRO às 17hs.
    Se vc puder aparecer, por favor, me envie um email com NOME, ENDEREÇO e TELEFONE, para inclusão no cadastro.

    Se por caso vc tem amigos (do RJ, preferencialmente) que mantenham blogs que falem sobre cinema, cultura, arte e entretenimento, faça a indicação da rede e fale pra que eles entrem em contato conosco. Nós faremos a avaliação e os incluiremos na rede também.

    Obrigado e até lá!


    Abraços;

    Thiago Jatobá - Equipe Brazucah
    9913.9203
    2509.2722
    www.brazucah.com.br

    By Anonymous Anonymous, at 2:43 PM  

  • Diego, publica o texto do Inácio sobre o factóide do Pedro Cardoso!

    By Anonymous Anonymous, at 8:14 PM  

Post a Comment

<< Home