SIDNEY POITIER
INÁCIO ARAUJO
Não fosse por conhece Catherine Arnaud, provavelmente eu não tivesse ido ver o filme, o que não impede que "Sidney Poitier" seja uma bela surpresa.
O documentário consegue aliar três instâncias de história: pessoal, do cinema e do racismo.
Há o jovem Poitier que se impõe numa Hollywood de pós-guerra, quase sorrateiramente, mas de todo modo representando uma mudança nos modos de relacionamento entre brancos e negros.
Entre filmes maiores e menores, importa aqui a possibilidade de um personagem negro se impor.
O segundo momento é pós 55, depois que começam os conflitos raciais, e o personagem passa a expressar, assim como o ator, as inquietações da população negra diante da exclusão, das humilhações, ku-klux-klan e o escambau.
Por fim, vêm os anos 60. O Oscar, Adivinhe quem Vem para Jantar, de certa forma a aceitação do negro bom, que sabe o seu lugar. Esse é o tipo que cabe a Poitier representar, num momento em que Malcolm X, Panteras Negras etc. levam a questão a uma radicalidade que ultrapassa Poitier.
Esse retrato em movimento é de uma rara inteligência e de uma rara beleza também, que se abre a Poitier com toda a ambigüidade que pesa sobre um homem que, em dado momento da história, representa algo muito maior do que um só pode ser: uma etnia, uma comunidade, um povo, em última análise.
INÁCIO ARAUJO
Não fosse por conhece Catherine Arnaud, provavelmente eu não tivesse ido ver o filme, o que não impede que "Sidney Poitier" seja uma bela surpresa.
O documentário consegue aliar três instâncias de história: pessoal, do cinema e do racismo.
Há o jovem Poitier que se impõe numa Hollywood de pós-guerra, quase sorrateiramente, mas de todo modo representando uma mudança nos modos de relacionamento entre brancos e negros.
Entre filmes maiores e menores, importa aqui a possibilidade de um personagem negro se impor.
O segundo momento é pós 55, depois que começam os conflitos raciais, e o personagem passa a expressar, assim como o ator, as inquietações da população negra diante da exclusão, das humilhações, ku-klux-klan e o escambau.
Por fim, vêm os anos 60. O Oscar, Adivinhe quem Vem para Jantar, de certa forma a aceitação do negro bom, que sabe o seu lugar. Esse é o tipo que cabe a Poitier representar, num momento em que Malcolm X, Panteras Negras etc. levam a questão a uma radicalidade que ultrapassa Poitier.
Esse retrato em movimento é de uma rara inteligência e de uma rara beleza também, que se abre a Poitier com toda a ambigüidade que pesa sobre um homem que, em dado momento da história, representa algo muito maior do que um só pode ser: uma etnia, uma comunidade, um povo, em última análise.
6 Comments:
inacio qual seu filme do sidnei poitier favorito o meu, e no calor da noite .lembrando o que voce disse outro ator que representou a abertura para o mercado cinematografico foi richard pryor ele,sempre fazia comedias na maioria com gene wilder era viciado , tinha varios problemas pessoais ,o filme que mais gosto dele e car wash.
By abel, at 12:58 PM
Abel,
do SP acho que o que eu mais gosto é aquele do Richard Brooks, em que o Glenn Ford é o professor.
abs.
Inácio
By Anonymous, at 10:51 AM
inacio,acho que e semente de violencia se nao me engano, no qual o sp fazia um dos alunos rebeldes e o glen ford o professor,lembrando que mais tarde o sp faria um personagem parecido no seu filme mais lembrado por todo uma geraçao ao mestre com carinho.
By abel, at 12:42 PM
inacio,acho que e semente de violencia se nao me engano, no qual o sp fazia um dos alunos rebeldes e o glen ford o professor,lembrando que mais tarde o sp faria um personagem parecido no seu filme mais lembrado por todo uma geraçao ao mestre com carinho.
By abel, at 12:42 PM
inacio,acho que e semente de violencia se nao me engano, no qual o sp fazia um dos alunos rebeldes e o glen ford o professor,lembrando que mais tarde o sp faria um personagem parecido no seu filme mais lembrado por todo uma geraçao ao mestre com carinho.
By abel, at 12:42 PM
Olá Inácio Araújo, boa noite!
Sou estudante de jornalismo do último ano e gostaria, se possível, de entrevistá-lo referente a questões de cinema.
Seria possível!
Muito obrigado, desde já!
Att,
Luiz Felipe
By Unknown, at 8:17 PM
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