Canto do Inácio

Monday, December 22, 2008

"É ASSIM QUE FUNCIONA"
INÁCIO ARAUJO

A frase acima está em “Gomorra”, dita por um dos personagens, cujo nome não lembro agora. Se houvesse síntese possível, sintetizaria este filme tirado de um livro que ainda não li, mas quero ler com urgência e é de natureza, aparentemente, diversa.

O filme narra uma série de episódios, mas tem o cuidado de não uni-los, de não compor “uma história”. Não há nem coerência dos negócios, que podem ir de lixo tóxico a drogas ou armas, passando pela alta costura. Não percebemos uma máfia, mas várias, infinitas, que se movem mais ou menos legalmente, mais ou menos consentidamente.

Pelo que entendo, o filme de Matteo Garrone abre um espaço para a ambigüidade que não está presente no livro. Isso é interessante: é um filme ficcional sobre um material jornalístico. Não perde nada de verdade com isso: produz uma nova dimensão, que é a da imagem.

Pois não há livro capaz de registrar aqueles mafiosos com camisetas de times de basquete, sandálias havaianas, essas coisas. Quanto ao livro, repito, estou saindo para comprar. O autor está jurado de morte pela Camorra. Devia ganhar no mínimo um Pullitzer. O filme também.

1 Comments:

  • Entendo a importância do filme e reconheço a qualidade, porém o filme não me agrada. Saí do cinema com a sensação de que o filme apenas "lê" o livro.

    By Blogger Celso Jr., at 2:14 PM  

Post a Comment

<< Home