Canto do Inácio

Friday, January 16, 2009

PRODUÇÃO "B" É A ARTE DO POSSÍVEL
INÁCIO ARAUJO


O filme "B" é, tradicionalmente, a arte do possível. Com pequeno orçamento, pouquíssimos dias de filmagem e por vezes roteiros precários, esta é arte de tirar leite de pedra. Poucos foram tão eficientes nela quanto Joseph H. Lewis, autor de "O Império do Crime".

Ali conta um pouco a história do policial obcecado por prender um gângster de ficha limpa (de passagem, quer ficar com a garota do criminoso). Mas é essa garota o mais marcante: uma ex-pianista, que larga tudo para ficar com o tal homem.

À primeira vista, torce-se o nariz para tipo tão inverossímil. Aos poucos, nota-se que Lewis toca em uma tecla delicada para os anos 50: o desejo está em tudo, inverossímil e avassalador.

(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 20 de agosto de 2001)

1 Comments:

  • O "filme B" é uma das veias que mantem viva a pureza do cinema.Bons exemplos disso no ano passado são O Nevoeiro e o Fim dos Tempos(comparem com O Dia em que a Terra Parou).É nessa escola que se formaram grandes cineastas do "esquemão" como Sam Raimi.Eu vejo muita semelhança entre esse tipo de filme e as boas HQs que conseguem mostrar o complicado através do simples.

    By Blogger jose, at 3:06 AM  

Post a Comment

<< Home