Canto do Inácio

Monday, February 04, 2008

FILMES RECENTES
INÁCIO ARAUJO


Paranoid Park, do Gus Van Sant, é notável. Faz lembrar o Fritz Lang. Um Lang dos nossos dias, digamos, mas faz. A referência é a melhor possível. Me parece o melhor filme dele até hoje. Bem melhor que Elefante.

Gostei do “Gânsgster” do Ridley Scott. A direção de atores é ótima, eles próprios são excepcionais e o todo tem muito vigor. Agora, é um filme simétrico demais, acomodatício. Nunca sabia se ele quer ser O Chefão ou Operação França. Depois entravam outros na parada.

Seria mais interessante se o Denzel Washington, que parece no começo tão simpático, se mostrasse um monstro. Mas não era o que o filme pretendia. Acho que o Ridley Scott vai atrás de construir uma identidade entre os dois adversários. Coisa de respeito mútuo, etc.

Mas o que me parece é que ele não quis construir uma imagem negativa do gângster do Harlem. Não sei se estava preocupado com a imagem do DW, acho que não, ou com a dos negros, ou dos gângsters. Me parece típico do cinema liberal, em todo caso.

3 Comments:

  • Salve, Inácio!

    Também gostei muito de "Paranoid Park". Me chamou particularmente a atenção o modo como o jovem protagonista é dirigido. Reflete-se ali, no seu rosto, no seu corpo, todo um sentido de "perda", de "não-pertencimento" irredutíveis de uma geração.

    Achei perfeito aquele momento em que o rapaz tenta se comunicar com um tio por telefone, mas desiste. Em seguida, é questionado pela mãe, pois haviam rastreado a ligação (pelo que me lembro era isso...). O rapaz, quase que num ato-reflexo, nega o contato. Mas ali é como se ele se desse conta de que, no mundo em que vive, tudo pode ser investigado, toda forma de comunicação pode ser rastreada: enfim, nenhuma ação é sem conseqüência. Resta saber encontrar, como lhe diz uma colega, uma forma de se expressar que faça sentido a si mesmo, nem que por fim suas marcas materiais tenham que ser eliminadas (no caso aqui, queimadas).

    Muitos pontos para o Sr. Van Sant!!!

    By Anonymous Anonymous, at 5:57 AM  

  • Inácio (ou o moderador do Blog), tem como publicar algumas críticas suas dos filmes do Claude Chabrol? Este meu carnaval foi regado de A Comédia do Poder, A Teia de Chocolate e La Cerimonie. Quero saber sua opinião.

    abraço

    By Anonymous Anonymous, at 8:46 AM  

  • Olá Inácio. Saudações!
    Adorei o "Paranoid PArk" também.
    E fiquei muito feliz quando, ao procurar em seu blog algum comentário a respeito, me deparo com a comparação a Fritz Lang. Fico feliz por partilhar da mesma opinião de um especialista como você.
    Achei genial também a colocação das músicas no filme. Me pareceu em muitas cenas uma grande homenagem ao cinema mudo (Erich von Stroheim?), como por exemplo na cena de rompimento do protagonista com sua namorada.
    Excelente filme.
    Abraço

    By Anonymous Anonymous, at 8:30 AM  

Post a Comment

<< Home