INÁCIO ARAUJO
O Oscar se encantou com a história de Benjamin Button e o indicou à penca de 13 prêmios. É um filme bem levado, respeitável, com um ótimo Brad Pitt e maquiagem ainda melhor etc. etc. Mas eu sou mais "Zodíaco".
Há, em "Benjamin Button", algo do que alguém denominou "filme americano inteligente". No caso, disposto a dar conta de um século, e de trás para diante. Não raro faz lembrar "Forrest Gump" (não por nada, tem o mesmo roteirista).
"Zodíaco" tem bem menos para nos impressionar. Para começar, existe um "serial killer". Depois, um detetive obsessivo em luta para desvendar os crimes.
Quanto mais o filme evolui, somos levados mais próximos de uma frustração (em termos do que um espectador busca do espetáculo), e a revelação do mistério parece cada vez mais se substituir pela reafirmação do mistério. Não é fácil fazer um filme assim e de sucesso, como fez David Fincher.
(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 30 de janeiro de 2009)
4 Comments:
vi o filme no última quarta e também fiquei decpcionado. esperava mais do que um mero flerte com a academia.
By sensei allegro, at 6:50 AM
Também não me entusiasmei com Benjamim Button. Não é um filme ruim, tem seus momentos. Mas, de um modo geral, achei morno. Zodíaco é muito melhor!
By Bruno M. Oliveira, at 9:19 AM
O ´Curioso Caso´ me parece aqueles filmes feitos cirurgicamente para emocionar. Algo que é feito há praticamente 60 anos em Hollywood. Mas também tem um ponto interessante, a morte ronda o filme o tempo inteiro. A mãe morre dando a luz, depois ele cresce num asilo, local onde a morte é completamente natural, há a tripulação morta do barco, o enterro do pai, a morte do pastor, da mãe adotiva e a própria velha em estado terminal que conduz o filme. Talvez seja um mérito fazer um filme bonito sobre a morte... ou não! hehe
By Leonardo Bomfim, at 5:52 PM
O Leonardo tirou as palavras da minha boca.É verdade que Zodiaco tenta chegar a uma distancia mínima-quase-perigosa das frustrações da vida.Em Benjamin Buttom,Fincher é mais radical e consegue se aproximar suavemente da maior frustração:A idéia da morte.
By jose, at 9:11 PM
Post a Comment
<< Home