Canto do Inácio

Wednesday, February 04, 2009

CRISE TORNA "E O SANGUE SEMEOU A TERRA" ATUAL
INÁCIO ARAUJO



Já se falou bastante sobre o discurso de posse de Barack Obama. Não vi em nenhum lugar que a ênfase dada aos valores remetia em linha reta ao faroeste. Uma linha reta, sem dúvida, mas não pacífica.

Também o Velho Oeste viveu (no cinema) a tensão entre o individualismo e a inserção social (simplificando: republicanos e democratas). "E o Sangue Semeou a Terra" é um dos pontos altos dessa discussão (e, por extensão, da obra de Anthony Mann). Existe ali uma caravana que precisa receber víveres para poder se instalar e trabalhar. Ocorre, no meio disso, uma corrida do ouro, que faz os víveres se valorizarem absurdamente.

A opção se coloca para o caubói James Stewart: ficar ao lado do trabalho produtivo da comunidade ou do enriquecimento predatório? Essa questão não esgota este filme genial, é claro, mas está lá. E a crise de agora, em que a ganância joga um papel relevante, torna-a mais atual do que nunca.

(texto publicado na Folha de S. Paulo do dia 03 de fevereiro de 2009)

1 Comments:

  • A mesma contundência e expressividade encontramos em outros Mann, como Winchester 73, com o também genial James Stewart.

    By Blogger Andre de P.Eduardo, at 12:10 PM  

Post a Comment

<< Home